André Valadão publica 'retratação' e diz que foi intimado pelo TSE, mas Justiça nega decisão
20/10/2022 13:17 em REGIÃO

 

O pastor da Igreja Batista da Lagoinha, André Valadão, publicou nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (19), um vídeo para se "retratar" por divulgação de falsas acusações contra o ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o líder religioso, a gravação ocorreu após ele ser intimado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão nega a decisão. 

Na publicação com a suposta retratação, o pastor, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), afirma que recebeu uma intimação, por meio do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e que, por isso, estaria "desmentindo" declarações dadas por ele sobre suposta defesa de Lula em relação ao aborto e às drogas. 

“Dias atrás, recebi em minha residência uma intimação do TSE, através do senhor Alexandre de Moraes [presidente da Corte], e eu venho me declarar, a partir dessa intimação, dizendo que o Lula não é a favor do aborto, Lula não é a favor da descriminalização das drogas, Lula não é a favor de liberar pequenos furtos”, afirmou. 

“Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular, você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles", completa. 

Valadão ainda disse que "Lula não é a favor, literalmente, de colocar uma regulação da mídia, onde você vai perder o poder de expressar sua opinião, expressar o seu culto".

"É isso. Deus abençoe o Brasil", falou Valadão, encerrando o vídeo. Na legenda da publicação, ele pede para os seguidores compartilharem a retratação.

No vídeo, o líder religioso aparece de preto e uma música é tocada ao fundo. Em alguns momentos, o pastor balança a cabeça negativamente e aparenta ler o discurso no documento em que ele mostra como a suposta "intimação" do TSE. Além de enfatizar as palavras que foram ditas sobre Lula e que motivaram o pedido de retratação.

O que diz o TSE 

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral afirma que há um processo movido contra o pastor pela Coligação Brasil de Esperança - Federação composta pelo PT, PC do B e PV. No entanto, segundo o órgão, o processo trata-se de um pedido de direito de resposta que está em tramitação e ainda pendente de decisão. Segundo o TSE, não há qualquer intimação para que a parte se retrate. 

"A parte foi intimada, no dia 6 de outubro, para que tenha ciência do processo e que apresente defesa  no prazo de um dia. O último andamento foi 19 de outubro com envio dos autos para que o Ministério Público Eleitoral se manifeste em um dia, nos termos do § 1º do art. 33 da Resolução-TSE nº 23.608/2019", diz a Justiça Eleitoral. 

Apoio a Bolsonaro

André Valadão já declarou publicamente o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro, inclusive, participou de um culto na Igreja Batista da Lagoinha, na capital mineira, em agosto.

Em suas redes sociais, o líder religioso já publicou diversos ataques direcionados a Lula e ao PT. Na manhã de quarta-feira, horas antes de publicar o vídeo com a retratação, o pastor escreveu no Twitter: "Censura após censura. Só não vê quem não quer. Vamos juntos derrubar o PT e seus aliados".

Fonte: Hoje em Dia

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!