Operação cumpre mandados contra quadrilha de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em JF e região
20/10/2022 13:26 em REGIÃO

 

Grupo seria responsável, principalmente, por fornecimento e abastecimento de entorpecentes para traficantes da Zona da Mata mineira. Ação, chamada de 'Transformers', ocorreu na manhã desta quinta-feira (20). 250 mandatos foram cumpridos.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), juntamente com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal (PRF), cumpriu 250 mandados judiciais na manhã desta quinta-feira (20) em Juiz de Fora e região. Chamada de "Transformers", a operação teve o objetivo de desmantelar uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção, roubo, receptação e adulteração veicular.

 
 
 

De acordo com o MPMG, o grupo seria responsável, principalmente, por fornecimento e abastecimento de entorpecentes para traficantes da Zona da Mata mineira. Informações obtidas por meio de ordem judicial indicam que eles podem ter movimentado quase R$ 1 bilhão nos últimos 5 anos.

 
 
 

Ao todo, foram 31 mandados de prisão preventiva, 61 mandados de busca e apreensão, 148 mandados de sequestro de veículos, 10 mandados de sequestro e indisponibilidade de imóveis, apreensão e indisponibilidade financeira de R$ 55 milhões.

 
 
 

INVESTIGAÇÕES DURAM 2 ANOS

 
 
 

As investigações, que duraram aproximadamente 2 anos, mostraram que a organização criminosa é estruturada em diversos núcleos, entre os quais estão os setores responsáveis pela:

 

- logística, que envolve o fornecimento de veículos para o transporte e pagamentos de cargas de drogas;

 

- setor financeiro, que cuida da parte gerencial da atividade econômica, notadamente do tráfico de drogas e da lavagem de dinheiro;

 

- setor de corrupção, responsável por proteção dos negócios ilícitos com informações privilegiadas de atividades policiais e demais condutas para evitar a responsabilização de integrantes da organização;

 

- núcleo de liderança, que coordena e controla as atividades.

 
 
 

Conforme o órgão, as provas demonstram a relação simbiótica que existe entre a "organização criminosa desarticulada com outras associações para a prática permanente de diversas atividades ilícitas, como comércio ilegal de peças e de veículos provenientes de crimes, tráficos de drogas locais, corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro".

 
 
 

Fonte: G1 Zona da Mata e Zona da Mata Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!