Lula volta a JF para caminhada e comício na Praça da Estação
21/10/2022 05:36 em REGIÃO

 

Juiz de Fora volta a entrar na rota dos candidatos à Presidência da República na penúltima semana que antecede o segundo turno das eleições, marcado para o próximo dia 30. Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprir agenda na cidade na última terça-feira (18), na tarde desta sexta (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita o município para realizar atos públicos de sua campanha. Assim, como Bolsonaro, Lula também vai realizar um comício na Praça da Estação, no Centro, em atividade marcada para as 18h.

Antes disso, porém, o ex-presidente, que desembarca no Aeroporto da Serrinha, deve conceder uma entrevista coletiva à imprensa no Trade Hotel, às 16h. Além do comício, outra atividade que também já está agendada é uma caminhada do candidato com apoiadores na Avenida Francisco Bernardino. A concentração da mobilização está marcada para as 16h, na esquina da avenida com a Rua Benjamin Constant. De lá, a militância caminhará em direção à Praça da Estação.

A passagem de Lula e Bolsonaro por Juiz de Fora em uma mesma semana, na reta final da campanha presidencial de segundo turno, reforça a importância que os dois candidatos têm dado para a disputa em Minas Gerais. Na terça, a comitiva de Bolsonaro deixou claro o convite aos apoiadores para que trabalhem para conquistar novos votos, com o objetivo de tentar virar o jogo no estado. Por outro lado, Lula tem objetivo similar, que é ampliar sua votação no segundo maior colégio eleitoral do país.

A preocupação das duas candidaturas com a disputa em Minas se justifica até mesmo do ponto de vista simbólico. Desde a redemocratização e as eleições presidenciais de 1989, todo candidato a presidente mais votado entre os mineiros venceu as eleições e assumiu a Presidência. Foi assim com Fernando Collor de Mello, em 1989; com Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998; com Lula, em 2002 e 2006; com Dilma Rousseff, em 2010 e 2014; e com Jair Bolsonaro, em 2018.

Vantagem petista

Cabe lembrar que Lula terminou em vantagem no primeiro turno. No último dia 2 de outubro, a apuração das urnas apontou o petista como o mais votado entre os eleitores de Minas Gerais. Nesta primeira etapa do pleito, o ex-presidente foi o escolhido de 5.802.571 mineiros, conquistando 48,29% dos votos válidos. Foram 563.307 votos a mais que Bolsonaro, que somou 5.239.264 votos, 43,6% da votação válida. Em termos percentuais, em Juiz de Fora, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro foi ainda maior. Na cidade, o petista obteve 167.048 votos, ou 52,6% da votação válida; o candidato à reeleição computou 121.945 votos, o que corresponde a 38,4% dos votos válidos.

Há 40 anos, ex-presidente discursou na Praça da Estação

“Com meia hora de atraso, muita chuva e a Praça da Estação lotada, o presidente nacional do PT, Luiz Ignácio da Silva, o Lula, fez o comício, programado há algum tempo pelo partido. Da carroceria de um caminhão, Lula falava a inúmeras pessoas, que atentas e, procurando se proteger da chuva, ouviam e muitas vezes aplaudiam. Alternando o tom de voz quase que compassadamente com a intensidade da chuva, Lula lembrou que muitos ‘dizem que enfrentamos crises políticas, mas a pior delas é a falta de critérios dos governantes'”. O trecho em questão é do primeiro parágrafo de uma matéria publicada pela Tribuna de Minas em 13 de março de 1982.

Na ocasião, há pouco mais de 40 anos, Lula esteve na cidade e discursou na mesma Praça da Estação, onde faz um comício no fim da tarde desta sexta-feira. Uma extensa trajetória política distancia os dois momentos. Em 1982, Lula subiu em um carro de som ainda para mobilizar a militância do Partido dos Trabalhadores, que, à época, tinha dois anos de fundação. Em 2022, após exercer dois mandatos presidenciais, entre 2003 e 2010, o petista volta à praça para a reta final de sua campanha em busca de mais uma passagem pelo Palácio do Planalto.

“Se a classe trabalhadora estiver unida e organizada não haverá ninguém para nos impedir de chegar ao poder”, disse Lula há 40 anos, quando ainda existiam dúvidas sobre o potencial eleitoral da recém-fundada legenda. Nas últimas décadas, o PT venceu quatro eleições presidenciais e ficou com a segunda colocação em todas as demais. À época, o ex-presidente classificava o PT como “o único partido de oposição”. Quatro décadas depois, a sigla encontra-se uma vez mais na oposição, porém, com um grande leque de apoios partidários.

Bandeira de campanha

Naquele já distante mês de março de 1982, retirante e ex-torneiro mecânico, Lula se colocava como candidato ao Governo de São Paulo e ainda enfrentava algumas dúvidas sobre sua trajetória de vida. “Lá, eles dizem que eu não posso ser o governador porque não tenho sequer o diploma do curso primário. Eles têm que dizer isso, porque São Paulo sempre foi governado pela aristocracia e nunca pelos trabalhadores.”

No comício da Praça da Estação de 1982, Lula foi além. “Se eu não tenho um diploma universitário e a maioria dos companheiros não o tem é porque o sistema educacional não permite à classe trabalhadora ter acesso às universidades.” Quarenta anos depois, a ampliação do acesso às universidades públicas nos governos petistas está entre as principais bandeiras da campanha do ex-presidente no atual processo eleitoral.

Petista esteve na cidade em maio

Esta será a segunda passagem de Lula por Juiz de Fora em 2022. A primeira aconteceu no dia 11 de maio, ainda durante a pré-campanha. Na ocasião, o ex-presidente cumpriu uma extensa agenda na cidade e foi o primeiro nome entre todos os envolvidos na disputa à Presidência a passar pelo município. Entre os compromissos da visita, Lula foi recebido pela prefeita Margarida Salomão (PT), pelo deputado estadual Roberto Cupolillo (Betão, PT) e outras autoridades no Aeroporto da Serrinha. Do local, o petista partiu para uma reunião com reitores de universidades públicas no Memorial da República Presidente Itamar Franco, que reúne acervo documental, fotográfico e audiovisual do ex-presidente juiz-forano.

O ponto alto da agenda de Lula em Juiz de Fora, em maio, foi um encontro com apoiadores e com a militância no Ginásio do Sport Club Juiz de Fora. À época, o petista já adotava um claro tom de campanha e sinalizou que, se eleito, vai trabalhar para viabilizar uma ligação mais eficiente entre Juiz de Fora e o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, que fica entre as cidades de Goianá e Rio Novo. “Esse aeroporto não tem nem estrada. Se eu ganhar as eleições, esse aeroporto vai funcionar muito”, disse.

Fonte: Tribuna de Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!