Cataguases tem risco maior do que o recomendado para dengue
02/11/2022 05:46 em REGIÃO

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, por meio da coordenadoria de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Controle de Endemias, divulgou o resultado do 4° LIRAa (Levantamento de Índices Rápido do Aedes aegypti e Aedes albopictus) de 2022, em Cataguases, que transmitem a dengue, chikungunya e zica.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, tendo vistoriado 1.605 imóveis. O Aedes aegypti foi encontrado em 24 destes imóveis, sendo o índice de infestação predial deste vetor igual a 1,49%. Já o Aedes albopictus foi detectado em 4 imóveis, com o índice de infestação predial de 0,25%. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%.

 

Os depósitos predominantes dos vetores foram vasos, frascos, bebedouros em geral, fontes ornamentais, tanques, calhas e lajes, sanitários em desuso, piscina, cacos em muro, caixa de passagem de água, lixo, sucatas em pátios, ferros-velhos e recicladoras e entulhos em geral.

Aquela Secretaria reforça a lembrança sobre a importância de cuidar das áreas externas dos imóveis, como quintais e jardins, de manter as caixas d’água tampadas e as calhas limpas, entre outras ações de prevenção ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

Fonte: Prefeitura de Cataguases | Foto: Canva

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!