Leopoldina e a falta de representatividade política nos andares superiores
03/11/2022 05:10 em LEOPOLDINA

 

Com idade suficiente para exercer o meu direito de voto facultativo, faço questão de comparecer à minha seção eleitoral e registrar meu voto desde que me tornei eleitor aos 18 anos de idade. Mais do que um direito, vejo essa ação como um exercício de cidadania que me dará a chance de cobrar dos eleitos o que eles prometeram.

Não fui cabo eleitoral, mas torci muito para que Leopoldina conseguisse sua representatividade direta nos andares de cima, seja na Assembléia Legislativa ou na Câmara dos Deputados.

Infelizmente, o resultado das urnas nos revelou que a pulverização dos votos em benefício de centenas de candidatos de fora, prejudicou a chance de termos em Belo Horizonte e Brasília a representatividade tão sonhada e necessária.

A relação de candidatos votados no município de Leopoldina que divulgamos nas páginas 8 e 9 desta edição do Jornal Leopoldinense, é composta em sua maioria por nomes desconhecidos da população como um todo. Confira na edição nº 438, de 1º de novembro de 2022, à venda nas bancas a lista de quem  recebeu votos em Leopoldina.
 
Os candidatos com domicílio eleitoral em Leopoldina tiveram a seguinte votação: Deputado Federal José Eduardo Junqueira (União Brasil): 13.011 em Leopoldina e   18.817 no Estado, enquanto Rogério Suíno (PSC) obteve 932 em Leopoldina e 1.090 em MG. O candidato a Deputado Estadual Dr. Roberto Britto (Rede) recebeu 16.470 votos em Leopoldina e 28.051 em nível estadual e o Pastor Heloyr (DC) registrou 855 votos em Leopoldina e totalizou 17.725 em todo o Estado.
 
Numa democracia é assim que funciona: o livre direito de escolher em quem votar deve predominar. Mas, num raciocínio lógico, para alcançarmos a representação política que almejamos, deveríamos ter um comportamento de união em torno dos anseios locais. Mais uma vez, ficamos só no sonho. É a dura realidade!

 

Por: Luiz Otávio Meneguite e Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!