Hospital de Cataguases luta para não ser descredenciado pelo SUS
03/11/2022 05:14 em REGIÃO

 

O Hospital de Cataguases está contratando pediatras para evitar seu descredenciamento do SUS pelo governo federal. Este foi o assunto tratado durante a sessão da Câmara Municipal de Cataguases da última terça-feira, 1º de novembro. Caso esta medida seja tomada, o hospital perderá R$ 100 mil mensais, só de repasse do governo federal, mas ainda continuaria recebendo recursos estaduais, e não Deixaria de atender o público infantil, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Franzoni.

A busca por médicos pediatras no Hospital de Cataguases começou em 2014. Hoje, para cobrir a exigência legal, são necessários catorze pediatras por semana, que se revezariam em plantões de 12 horas. Como até agora o problema não foi sanado, o Comitê Gestor do SUS pediu – recentemente – o descredenciamento do Hospital. De acordo com a pactuação feita em 2014, aquela Santa Casa receberia R$ 100 mil/mês para manter plantões diários com médicos pediatra, ortopedista, cirurgião geral e anestesista. “Se perdermos o credenciamento, além de já não termos pediatra, perderemos estas outras especialidades”, contou Eliermes Teixeira, administrador do Hospital de Cataguases.

O secretário municipal de Saúde, Vinícius Franzoni, revelou que o prazo para o Hospital regularizar esta situação termina em janeiro. Porém, garantiu ele, tudo caminha para a solução desejada por todos, que é a contratação dos pediatras. “Hoje temos uma demanda grande por este médico, mas já estamos com a escala de plantões quase completa”, anunciou. O médico Joseph Freire, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, que também abraçou esta causa, se mostrou otimista: “Acredito que até o próximo sábado estaremos com a escala completa”, acrescentando que este não é um problema apenas de Cataguases, “porque há falta de pediatras em todo o país praticamente”, finalizou.

Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!