Moveleiros de Ubá conhecem PDCIMob, projeto de fomento a pequenos negócios
06/12/2022 13:25 em REGIÃO

 

Uma nova perspectiva de desenvolvimento para micros e pequenos negócios moveleiros foi apresentada aos empreendedores do polo mineiro de Ubá, com o lançamento Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PDCIMob), realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O evento ocorreu no dia 25 de novembro, no auditório do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), parceiro da ABIMÓVEL e do SEBRAE na iniciativa.

A gerente executiva do Intersind, Heliane Martins de Souza Hilário, sustenta que o PDCIMob enfoca aspectos essenciais para impulsionar os negócios. “É um projeto muito bom, bem focado nas necessidades das pequenas empresas, e que toca em pontos fundamentais, como gestão, estratégia comercial e mesmo nessa questão que está muito presente hoje, a inserção no mercado digital. É um projeto que tem tudo para dar certo”, destaca Heliane.

Conduzida em Ubá pela diretora executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, e pelo gerente de Projetos da ABIMÓVEL, Willian Casarim, a apresentação abordou a construção do projeto, de forma a atender as demandas e necessidades das empresas, e, também, o detalhamento das ações e benefícios das empresas participantes, por fim, aberto um espaço para dúvidas e esclarecimentos. O PDCIMob foi gestado durante a pandemia, sendo construído para atender as empresas que mais sentiram os efeitos da crise -- ou seja, as pequenas. Durante a explanação, Cândida reforçou a atuação em rede do projeto, de modo a articular a cadeia a partir do apoio de parceiros regionais e estaduais, tendo como principal objetivo ampliar a competitividade desses pequenos negócios.

As ações previstas pelo PDCIMob são focadas em três áreas estratégicas -- inteligência setorial e digital, melhoria da competitividade e aproximação comercial -- e pretendem oportunizar crescimento sustentável às empresas participantes. No escopo de atuação, estão atividades para desenvolver excelência em gestão, aprimoramento digital, design aplicado à indústria e promoção comercial, através de rodadas de negócios com mercados compradores nacional e internacional, além de aproximação com a cadeia produtiva.

O polo de Ubá concentra 347 indústrias que empregam 16.196 trabalhadores e impulsionam Minas Gerais como o quarto maior Estado produtor de móveis do país. Os dados do Brasil Móveis 2021 -- Relatório Setorial da Indústria de Móveis, encomendado pela ABIMÓVEL junto ao IEMI, também mostram que Minas Gerais movimentou R$ 11 bilhões com as 60,6 milhões de peças produzidas por suas 2.529 empresas.

Os interessados em conhecer mais detalhes sobre o Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PDCIMob) podem contatar pelo e-mail projetos@abimovel.com.

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!