Bombeiros soltam em mata gata de R$ 7 mil confundida com filhote de onça em Nova Lima
11/01/2023 05:07 em REGIÃO

 

Um morador do bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, está à procura de sua gata da raça bengal — espécie doméstica com pelagem semelhante à de uma pequena onça —, que foi solta pelo Corpo de Bombeiros em uma área de reserva ambiental, no Mirante do Mangabeiras, na região centro-sul da capital mineira.

A confusão começou depois que o porteiro do prédio em que mora o tutor da gata Marcinha confundiu o felino com uma onça selvagem de pequeno porte. Filhotes de gato bengal custam em média R$ 7.000.

Os bombeiros apreenderam a gata, que estava nas dependências do prédio, usando uma rede de caça e, após a captura, soltaram-na na mata.

"Eu acordei por volta de 7h e, quando fui olhar o celular, vi no grupo do condomínio um pedido para que ninguém fosse ao elevador. Eles falavam que tinha uma onça na escadaria", conta  o empresário Rodrigo Calil, tutor da gata. Ao ver uma das fotos, ele percebeu que não se tratava de uma onça, mas da sua gata, de apenas 7 meses.

"Eu levantei da cama de uma vez e fui olhar pela casa para ver se o encontrava. Aí eu avisei no grupo que não era uma onça e, sim, o meu gato, da raça Bengala", explica.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que, ao chegar no local, os agentes descobriram se tratar de um gato, aparentemente um gato-do-mato. A decisão de soltá-lo foi tomada após não identificar o tutor.

"Por não se tratar de onça, os militares buscaram informações com os vigilantes do condomínio, se haviam recebido alguma denúncia de animal perdido. Eles relataram que o referido animal não era de nenhum morador do local", explicou.

"Após capturado em segurança e ileso, uma vez que não apresentava ferimentos e estava aparentemente saudável,e por apresentar características de animal doméstico foi solto em local mais afastado fora do condomínio em uma área de mata, conforme o protocolo padrão", completou em nota.

Buscas

O dono, desesperado, entrou na mata para tentar localizar sua felina de estimação. O homem pegou outro de seus gatos, colocou-os em uma caixa e, com os miados, espera atrair sua gata de volta.

O tutor da gata gravou um vídeo em que critica a ação dos bombeiros, que soltaram um "suposto" animal selvagem encontrado em uma área residencial. "Eles me ajudaram um tempo. Depois, foram embora", contou o tutor da gata, que registrou queixa na corregedoria do Corpo de Bombeiros.

Assim que tomou conhecimento, a Prefeitura de Belo Horizonte enviou um veterinário para auxiliar na busca e captura da gata.

Fonte: R7MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!