Companhia Industrial Cataguases deve aumentar as vendas externas
23/01/2023 04:57 em REGIÃO

 

A mineira Companhia Industrial Cataguases, com matriz na cidade de Cataguases, na Zona da Mata mineira, tem grandes expectativas quanto ao comércio exterior neste exercício. A empresa, que já fornece tecidos para grandes players internacionais como Lacoste, Zara Inditex, KVN, Levi’s e outros, prevê expansão de 15% nas exportações em 2023.

Uma das companhias mais longínquas de Minas Gerais, a Cataguases exporta para mais de 30 países. Cerca de 25% da produção da indústria já é destinada para o mercado internacional. Deste total, 80% ficam na América Latina, 10% vão para os Estados Unidos e Canadá e 10% para Europa.

Já entre os principais produtos vendidos lá fora estão os tecidos para camisaria masculina, especialmente em fios tintos e maquinetas. Tamanha expectativa está ancorada no potencial de crescimento de atuação nas praças norte-americana e europeia.

“O mercado norte-americano é uma das apostas, aproveitando o efeito “nearshoring” e “friends horing“, que significa encurtar as cadeias de produção, onde as marcas globais estão buscando alternativas para reduzir a dependência da China”, explica o CEO Tiago Peixoto.

Fundada em 1936, a empresa é a mais completa plataforma produtiva de tecidos planos no Brasil e possui modelo verticalizado de produção. Etapas de fiação, tecelagem, beneficiamento e confecção compõem o processo. A companhia também possui um estúdio de criação e desenvolvimento em estamparia, fios tintos, maquinetas e tecidos em diversas construções.

A capacidade de produção gira em torno de 27 milhões de metros lineares de tecidos por ano. A empresa também fornece matéria-prima para todos os principais grupos de moda nacionais, como Inbrands, Grupo Soma, Arezzo&Co, Renner e C&A. Embora ainda não tenha fechado o balanço de 2022, no ano, a empresa produziu cerca de 20 milhões de metros lineares de tecidos.

Feiras internacionais

Entre as estratégias para alavancar as exportações em 2023, a Cataguases inclui a participação em eventos de moda mundo afora. Nesta semana, por exemplo, a empresa integra a Intermoda, no México – uma das principais feiras do universo da moda.

“Uma feira traz resultados a médio e longo prazos, ou seja, as vendas acontecem na sequência e como esta é a nossa primeira investida na Intermoda o foco é iniciar conversa com o máximo de empresas possíveis, conquistando novos patamares de negócios e relacionamentos comerciais no mercado mexicano”, acrescenta o CEO.

Além disso, a Cataguases vai participar também da Colombiatex, que acontece a partir do dia 24 de janeiro, na Colômbia.

Fonte: Diário do Comércio e site: O Cataguases

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!