Bombeiros de Minas fazem 18 vistorias em edificações afetadas por terremoto na Turquia
14/02/2023 12:12 em DIVERSOS

 

Chega ao quinto dia a missão de Bombeiros brasileiros na Turquia que faz buscas por vítimas do terremoto que atingiu o país e a Síria há uma semana. O número de mortos nos dois países já passa de 30 mil. A comitiva do Brasil chegou na sexta-feira (10) e é composta por militares do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. 

O major Heitor Mendonça, subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), comanda os militares mineiros nas buscas na Turquia. Além dele, há outros cinco integrantes do Bemad na operação em Karamamaras, no Sul do país.

“Temos condições climáticas bem severas, temperaturas negativas na parte da noite de aproximadamente 11 ou 12 graus negativos. Durante o dia a temperatura oscila entre 0°C e 2°C. As equipes brasileiras são empregadas em campo com o objetivo de localização e resgate de pessoas vivas que estão sob as estruturas”, relata o major do CBMG. 

Nessa segunda-feira (13), a equipe brasileira fez trabalhos de busca e salvamento em Karamamaras, em uma edificação de 9 pavimentos e em uma área residencial determinada pela INSARAG, juntamente com equipes internacionais.

Mais tarde a equipe se deslocou para outra área residencial. Ao final do dia, eles encerraram o esforço de vistorias em área residencial, totalizando 18 edificações vistoriadas.

Trabalho conjunto e esperança

O major Heitor diz que nos últimos dias os brasileiros já trabalham com equipes dos Emirados Árabes, França, Bélgica, Polônia, Israel e Sérvia. 

“É um trabalho em conjunto com a finalidade de auxiliar a população turca, diminuir o sofrimento das famílias e tentar, na medida do possível, localizar as vítimas vivas”, afirma.

“Sabemos que é complicado, principalmente por causa da temperatura noturna: é bastante frio e isso dificulta a sobrevivência. Mas, estamos com o compromisso e esperança de continuar fazendo esse bom trabalho”, pontua.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!