Trabalho voluntário com Yanomamis pode ter participação de recreiense
15/02/2023 04:42 em REGIÃO

 

O recreiense, Tiago Meirelles Lourenço Ragauskas, é um dos quase 40 mil inscritos para trabalhar voluntariamente na Força Nacional do SUS nas terras do povo Yanomami. Ele é profissional da área de saúde e atualmente é servidor do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), administrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Como enfermeiro, Tiago atuou na linha de frente durante a pandemia da covid-19 e já coordenou campanhas humanitárias. O recreiense ainda não foi chamado, mas pode ser convocado nos próximos meses.

Grande parte dos postos de saúde do território Yanomami foi fechado nos últimos anos. O Governo Federal planeja uma grande mobilização para que os postos voltem a funcionar com equipes em sistema de revezamento.

Os profissionais voluntários ajudam a encaminhar os casos mais graves para os hospitais. Atendem vários indígenas por dia no hospital de campanha de Boa Vista (RR). Eles conhecem de perto o sofrimento e abandono dos índios, divulgado no início do ano pela imprensa.

Ao Site Pólis, Tiago informou que viu o cadastro em redes sociais e rapidamente se prontificou a ajudar. “Estou aguardando a convocação”.

Na última semana, o recreiense, inclusive, participou de uma reportagem do Jornal Nacional da Rede Globo sobre o tema. Assista a reportagem.

Fonte: Pólis Recreio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!