MPMG denuncia freira por morte de 10 idosos em asilo de Divinópolis
15/02/2023 04:45 em REGIÃO

 

O Ministério Público de Minas Gerais denunciou a freira Adelaide Dantas pela morte de dez idosos no asilo conhecido como Vila Vicentina, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, a 124 km de Belo Horizonte. Os homicídios aconteceram em 2021. A freira também foi denunciada pelos crimes de tortura, falsidade ideológica, exercício ilegal da medicina e maus-tratos.

O caso veio à tona em abril de 2020, quando funcionários denunciaram os casos de violência contra os moradores do lar. No inquérito finalizado pela Polícia Civil, em janeiro deste ano, foram constatados casos de violência contra 58 vítimas; destas, dez morreram por falta de assistência médica e omissão de socorro.  

Além de Adelaide, oito funcionários do asilo foram denunciados por terem violentado, ameaçado e submetido a intensos sofrimentos físicos e mentais os moradores que estiveram no asilo entre o período de 2015 e 2022. Outros seis funcionários foram denunciados por terem se omitido diante das torturas provocadas pelos colegas. 

Segundo denúncia apresentada pelo Ministério Público, o quadro de funcionários era extremamente reduzido, e os idosos eram mantidos em um espaço pouco higiênico, com poucos alimentos e sem os cuidados básicos. Além disso, aqueles idosos considerados “trabalhosos” eram submetidos ao castigo de viver trancados em locais com grades e cadeados, sem poder sair nem para comer nem para fazer as necessidades básicas. 

Por fim, o Ministério Público não solicitou a prisão de nenhum dos envolvidos. Segundo a promotora, o pedido trataria de “medida de exceção”, devendo ocorrer apenas em situações específicas. 

No entanto, a promotora Graziela Rodrigues solicitou que os denunciados sejam impedidos de se aproximar das vítimas e familiares, que não possam sair da cidade e que compareçam ao juiz a cada dois meses. 

Para garantir a sobrevivêndia dos internos, durante a investigação, a freira responsável foi afastada, e outros representantes assumiram a coordenação.

Fonte: R7MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!