Reforma da “Ponte Nova” prestes a iniciar em Cataguases
07/03/2023 12:32 em REGIÃO

 

A Ponte Nova, que liga as margens do Rio Pomba e dá continuidade à rua Tenente Fortunato, no Centro, está próxima de ser reformada. Isso porque o Edital do Processo Licitatório 040/2023, que vai selecionar a empresa responsável pela execução dos serviços, foi lançado hoje e já está disponível no site da Prefeitura de Cataguases, por meio do link <https://cataguases.mg.gov.br/licitacoes/>.

A obra de restauração e reforço da via tem o custo estimado de R$1,5Mi. Desse valor, 1,4Mi tem como origem a destinação de Emenda Parlamentar feita pelo deputado federal Newton Cardoso Júnior. O restante será por meio de contrapartida do Município. A execução vai ser feita a partir de convênio com a Caixa Econômica Federal.

A reforma prevê a recuperação de toda a estrutura da ponte, o que inclui o reforço de toda a estrutura, construção de suportes para substituição de todos os aparelhos de apoio, instalação de juntas de dilatação. Também vai ser construído uma nova proteção lateral para os pedestres, nova pavimentação e sistema de drenagem. A previsão é que as obras sejam concluídas pela empresa vencedora do processo licitatório em até 10 meses após a assinatura do contrato. A licitação vai ser realizada no próximo dia 23, às 9h, na Galeria Salgado Filho, localizada na Rua Major Vieira, 212 Loja (conjunto de salas) n° 03, 1° pavimento – Centro. A modalidade da licitação será Tomada de Preços. Isso quer dizer que a empresa vencedora será aquela que oferecer o menor valor para executar o serviço com base no orçamento total já definido.

O prefeito José Henriques comentou o avanço nas tratativas. “A Ponte Nova vinha sendo uma das preocupações da nossa gestão, assim como do cidadão cataguasense. Logo que nossa gestão chegou identificamos problemas nas estruturas de várias pontes do município que estavam sem o cuidado necessário há muito tempo. Cabe aos gestores públicos solucionar questões como essas e melhorar a vida do cidadão e de quem investe no município. Nesse contexto, agradeço muito ao deputado federal, Newton Cardoso”, que nós enviou emenda para esta importante reforma.”, afirmou.

José encerrou falando sobre o estado atual da ponte. “Existe sim uma necessidade de reforma da Ponte Nova. Isso porque foi identificado que a estrutura está danificada e com sérios problemas de várias armaduras aparentes, sendo outras corroídas com o tempo. Também é preciso que se faça um reforço em toda a estrutura. Outra preocupação foi a de construir uma proteção lateral mais alta, na altura de 1,40m, aumentando em meio metro a altura atual. Isso porque eu já ouvi de vários cidadãos que passam ali como pedestres e se sentem inseguros. Embora não tenhamos um histórico de queda por conta do guarda-corpo baixo, esse receio vai acabar”, finalizou o chefe do Poder Executivo em tom descontraído.

Em caso de dúvida sobre o processo licitatório, os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (32) 99940-5331 ou pelo e-mail licitacaopmcataguases@gmail.com.

Fonte: Prefeitura de Cataguases e site O Cataguases

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!