Minas registra mais três mortes e 6 mil casos de dengue em apenas uma semana
07/03/2023 12:40 em REGIÃO

 

Minas enfrenta uma disparada de casos de dengue. Em apenas uma semana, 6 mil casos da doença foram confirmados no Estado. Também em sete dias, as mortes saltaram de quatro para sete. Especialistas têm reforçado que 2023 será um ano epidêmico, com aumento de todas as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A população pode ajudar a frear os números.

Um novo boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi publicado nesta terça-feira (7), com dados de ontem (6). Ao todo, 19.859 mineiros já contraíram dengue desde janeiro. No entanto, casos suspeitos ainda aguardam o resultado de exames. Mesma situação dos óbitos: são 33 óbitos em investigação.

No Estado, dados do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira) mostraram que quase 40% (321) dos municípios mineiros estão em situação de ‘risco alto’ de dengue. Nas cidades, os agentes de endemias encontraram locais que podem ficar com água parando, favorecendo a proliferação do mosquito.

Ano epidêmico
Conforme o Hoje em Dia mostrou, o salto das notificações era esperado para 2022 – os ciclos da doença ocorrem a cada três anos –, mas foi adiado devido a fatores observados durante a pandemia da Covid-19.

“As pessoas ficaram mais em casa e, com isso, cuidavam mais dos possíveis criadouros do mosquito, isso pode ter impactado na extensão desse ciclo, mas ele vem. Ano passado já houve um aumento e esse ano os números vieram confirmando esse alerta”, explicou o professor do Departamento de Microbiologia da UFMG, Flávio da Fonseca. 

Especialistas e autoridades destacam a importância da ajuda da população para frear os números da doença no Estado. A atenção deve ser redobrada com vasos e pratos de plantas, pneus e objetos que possam acumular água, além da correta destinação do lixo.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!