Para prevenir gripe aviária, IMA proíbe feiras e eventos com aves em Minas
15/03/2023 04:59 em REGIÃO

 

Uma portaria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), válida por 90 dias, proíbe que aves e suínos sejam usados em eventos, como feiras e exposições, para evitar aglomeração dos animais. A suspensão é válida para todas as espécies de aves, ornamentais, passeriformes, silvestres, comerciais ou domésticas.

Segundo a fiscal do IMA Izabella Hergot, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, a medida está sendo adotada não apenas em Minas, mas em todos os estados que possuem polo de avicultura. “A portaria determina a proibição das aglomerações das aves porque a principal forma de transmissão da influenza aviária é o contato entre os animais. Dessa forma, evitamos a disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – vírus H5N1). Recentemente, foram registrados muitos focos de transmissão na Argentina”, alertou a fiscal.

Mesmo que o Estado não tenha registrado nenhuma ocorrência de gripe aviária, a  Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) o IMA e a Emater-MG estão atuando na prevenção e vigilância contra a doença que afeta principalmente aves domésticas e silvestres.

Alerta
A decisão do IMA vem após o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitir um alerta para as ocorrências de influenza aviária de alta patogenicidade em países da América do Sul, como Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Chile.

Izabella Hergot explica que diversas práticas e medidas sanitárias são adotadas para ajudar a evitar o risco da doença. Elas fazem parte do Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle.

Considerando a importância da produção avícola nacional e a necessidade de estabelecer normas para produção, o Mapa instituiu, em 1994, o Programa Nacional de Sanidade Avícola.

Em Minas, as ações previstas no programa são de responsabilidade do IMA, que promove estratégias de vigilância para doenças como influenza aviária, doença de Newcastle, salmonelose e micoplasmose.

A fiscal do instituto lembra que qualquer caso suspeito deve ser notificado na unidade do IMA mais próxima da propriedade ou pelo WhatsApp: (31) 8598-9611.“Quanto mais rápido o IMA tiver ciência de uma possível suspeita de ocorrência de influenza aviária, mais rápida será a nossa ação para sanar o problema”, ressalta Izabella.

Fonte: Com Agência Minas e Jornal Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!