Começam as obras do novo quartel da Polícia Militar em Cataguases
31/03/2023 04:48 em REGIÃO

 

Começaram neste mês de março as obras de construção do novo Quartel da Polícia Militar de Minas Gerais em Cataguases, no terreno ao lado da Praça de Esportes. A nova sede da PM vai ocupar uma área de 480 metros quadrados em apenas um pavimento e suas dependências vão atender às atividades administrativas e estratégicas da corporação. A obra está sendo executada pela Minas Florestais Construções Ltda, empresa licitada pelo Governo de Minas para a execução do projeto elaborado pela secretaria municipal de Obras e aprovado pelo alto comando da Polícia Militar do Estado.

A construção da nova sede da PM foi orçada em R$ 1.176.321,24 e a expectativa é de que a obra seja entregue em novembro. Conforme observa o novo comandante da 146ª Companhia de Polícia Militar, Major Rodrigo da Silva Paro, as novas instalações da PM, em área central e estrategicamente localizada, vai proporcionar um atendimento de muito mais qualidade à população. “Estaremos ao lado do Corpo de Bombeiros e bem próximo da sede da Defesa Civil Municipal, ou seja, ainda que não oficialmente, pode-se dizer que estaremos numa área integrada de segurança pública”, destaca.

 

Ainda de acordo com Major Paro, outro diferencial da nova sede da Polícia Militar será a instalação no local de uma Central de Monitoramento das imagens geradas pelas câmeras de segurança que estarão instaladas nas entradas ou saídas da cidade e em diversos pontos estratégicos. A Central de Monitoramento é uma das soluções do programa Cidades Inteligentes na área de segurança pública, proposto pelo IPGC (Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades).

Organização da sociedade civil, o IPGC já está conveniado com o município de Cataguases, colocando a cidade no rol de projetos de desenvolvimento urbano, a partir de modelos tecnológicos inovadores. Desde janeiro de 2022, a corporação da Polícia Militar em Cataguases se mantém instalada na sede da Polícia Militar do Meio Ambiente, no bairro Horto Florestal. “Ainda que provisoriamente, seguimos à disposição da população para prestar atendimento presencial ou pelo número 190”, afirma Major Paro, que é natural de Ubá, e que assumiu a Companhia da Policia Militar em Cataguases, após comandar os policiamentos nos municípios de Visconde do Rio Branco, Ouro Preto, Rio Pomba e Ubá.

Fonte: Marcelo Lopes / Texto: Roberto Guimarães | Foto: Jornal Cataguases – Reprodução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!