UFMG é classificada como a melhor federal do país, segundo avaliação do Inep
31/03/2023 14:44 em REGIÃO

 

A Universidade Federal de Minas Gerais foi classificada como a melhor federal do país pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa foi divulgada na última terça-feira (28). 

A Universidade manteve o Índice Geral de Cursos (IGC) máximo. O IGC considera a média ponderada das notas do último triênio dos cursos de graduação e pós-graduação e é o principal dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para atestar a qualidade das instituições. A universidade pode ser conceituadas de 1 a 5. 

 

 

 

Desde 2007, quando o índice foi criado, a UFMG obtém a maior nota. O conceito abrange os cursos de graduação, mestrado e doutorado de instituições públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas, com ou sem fins lucrativos.

“O reconhecimento da qualidade de nossos cursos pelo Inep é motivo de muito orgulho. As avaliações do órgão são competentes e confiáveis, feitas com base em parâmetros que refletem a realidade do Brasil. Valorizamos muito essa validação do trabalho coletivo desenvolvido na UFMG na busca por oferecer cursos de qualidade e pertinência para a sociedade”, afirmou a reitora Sandra Goulart Almeida.  

O ICG também serve como referência para a definição de políticas públicas e para os processos de autoavaliação institucional, e também é utilizado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos.  

O Inep também divulgou o indicador CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos de graduação presenciais da UFMG que realizaram o Enade 2021. Todos os 23 cursos da UFMG que participaram da última edição e apresentaram ótimo desempenho, alcançando conceito 4 ou 5 (três cursos com conceito 5 e 20 cursos com conceito 4). 

Fonte: R7MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!