Grupo Energisa vence leilão de privatização da ES Gás
02/04/2023 04:18 em REGIÃO

 

O Grupo Energisa acaba de vencer o leilão de privatização para aquisição de 100% das ações da ES Gás por R$ 1,423 bilhão. A ES Gás é uma empresa de economia mista em que o Estado do Espírito Santo detém 51% do capital social total, tendo como sócia a Vibra, com os demais 49% do capital social da Companhia. O processo de privatização foi autorizado por meio da Lei Estadual nº 11.507/21 e conduzido pelo BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

A aquisição faz parte da estratégia da Energisa de diversificação de portfólio e marcará a entrada da Companhia no mercado de distribuição de gás. “Entrar no mercado de gás consolida a nossa posição como ecossistema de soluções energéticas como player integrado. É muito comum em outros países que as empresas façam a combinação da expertise em distribuição de energia elétrica e gás natural. Como um grupo centenário do setor elétrico, temos experiência em gestão de ativos de distribuição, relacionamento com clientes no varejo, e conhecimento do ambiente regulado e livre, o que pode impulsionar a evolução e competitividade neste novo segmento. Além disso, vamos aportar soluções inovadoras para expandir a oferta em todo o Estado do Espírito Santo”, declara Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.

 

“Avaliamos o gás natural como ponte para o futuro energético como insumo e combustível. Há uma demanda pelo gás natural, que proporciona uma queima limpa, eficiente, econômica e segura, sendo o menos poluente dos combustíveis fósseis. Além disso, o produto permite entrega confiável, sem interrupções no fornecimento”, comenta Botelho sobre a escolha participar do mercado de serviços de distribuição de gás.

A ES Gás é a concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, regulada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado – ARSP. Atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 70 mil unidades consumidoras.

“Estamos confiantes nos investimentos que realizaremos, pois há muito espaço para o crescimento do mercado de venda do gás no Brasil e pelo manifestado desejo do governo federal de ampliar o uso de gás local. Além disso, o Estado do Espírito Santo é reconhecido pela maturidade do marco regulatório deste mercado, e forte vocação logística, pelo acesso à infraestrutura de transporte, e possui bom potencial de expansão do escoamento de gás offshore na região Sudeste. Ponderamos em nossa decisão de investir na ES Gás, o fato de o Estado ser reconhecido por praticar uma das melhores gestões fiscais do país, e por possuir um ambiente muito favorável para a atração de novos investimentos privados. Adicionalmente, a ES Gás se apresenta com relevante potencial de crescimento, em todos os segmentos”, finaliza Botelho.

A conclusão da aquisição está sujeita à análise e aprovação da aquisição pelo CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – exigências comuns em contratos de compra e venda. Até lá, as operações de ambas as empresas seguirão de forma independente.

Fonte: Energisa S.A. e Marcelo Lopes | Fotos: Cauê Diniz/B3

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!