Saúde e Vigilância Sanitária de Cataguases fazem campanha contra a Sífilis
01/05/2023 04:38 em REGIÃO

 

A falta de conhecimento sobre a sífilis faz com que ela se torne banalizada e desconsiderada pela população. No entanto, trata-se de uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, que pode levar à morte se não tratada a tempo. É especialmente perigosa se a pessoa infectada for uma gestante. Para controlar e prevenir o contágio a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, por meio da Vigilância Epidemiológica lançou a campanha que busca também conscientizar a população sobre esta doença curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum.

Com números crescentes no município e em todo o Brasil, a campanha aborda também os riscos da doença que, se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis e até mesmo à morte. O uso da camisinha durante a relação sexual é a melhor forma de prevenção e pode, também, infectar a criança durante a gestação ou parto. Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo. Por isso é importante se proteger. O diagnóstico é feito por meio do teste rápido (foto acima) de sífilis (gratuito), disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, sem a necessidade de estrutura laboratorial.

 

O principal tratamento e o mais eficaz é o uso de benzetacil, que poderá ser aplicado na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com benzetacil. Este é o único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical, ou seja, de passar a doença para o bebê. A parceria sexual também deverá ser testada e tratada para evitar a reinfecção da gestante.

Conheça os sintomas da Sífilis

Primária: ferida, geralmente única, que não dói, não coça, não arde e não tem pus.

Secundária: manchas no corpo, principalmente na palma das mãos e planta dos pés.

Latente: não aparecem sinais ou sintomas.

Terciária: lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas.

Qualquer dúvida ou sintomas da doença procure a Secretária de Saúde ou a Especialidade de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência, ou ligue para (32) 3429-2600 – Ramal 208-226.

Fonte: Prefeitura de Cataguases e Marcelo Lopes | Foto: Ministério da Saúde

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!