Dois a cada cinco bebês não tomaram a vacina contra meningite
09/05/2023 04:12 em REGIÃO

 

Considerada endêmica no Brasil, a meningite acomete pessoas de qualquer idade, mas o risco é maior para menores de 5 anos. Em Belo Horizonte, a vacinação infantil contra a doença não atingiu a meta. A partir desta segunda-feira (8), a campanha de imunização será ampliada na capital, sendo disponibilizada também aos maiores de 16.

As crianças podem ser protegidas durante todo o ano. O imunizante faz parte do calendário nacional. O esquema primário é composto por duas doses que devem ser administradas aos 3 e 5 meses. Um reforço deve ser aplicado, preferencialmente, aos 12 meses.

Crianças que por algum motivo não receberam as doses nas idades indicadas poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme instrução do Ministério da Saúde.

No entanto, a cobertura é baixa em BH. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), apenas 66,6% dos bebês receberam a vacina. Entre as crianças de 1 ano, 68,6%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Na capital, foram confirmados quatro casos e duas mortes por meningite C em 2023. No ano passado, foram cinco doentes e dois óbitos.

A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!