TRE vai disponibilizar urnas eletrônicas para eleição de conselheiros tutelares em MG
09/05/2023 04:15 em REGIÃO

 

O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) vai disponibilizar urnas eletrônicas para a realização das eleições de conselheiros tutelares de cidades mineiras neste ano. O presidente do órgão, desembargador Maurício Soares, detalhou o projeto em primeira mão durante visita institucional à Record TV Minas, nesta segunda-feira (8).

Segundo Soares, o Tribunal também vai liberar servidores para operação dos equipamentos. O número de cidades que vão participar da iniciativa ainda não está fechado, mas mais da metade dos 853 municípios do estado já confirmaram adesão. "Aproximadamente 480 cidades já demonstraram interesse em receber as urnas", contou o presidente do TRE-MG.

O processo vai seguir o mesmo padrão das eleições para cargos políticos. O sistema das urnas eletrônicas receberá os nomes, fotos e números dos candidatos, que serão exibidos na tela.

A votação está prevista para acontecer no dia 1° de outubro. Esta não é a primeira vez que o TRE-MG apoia o pleito. Em 2019, 26 cidades participaram do projeto. Na época, 1.182.870 eleitores estavam aptos a utilizar o sistema.

"O TRE vai emprestar o material humano e técnico. É muito importante porque o apoio da Justiça Eleitoral pode dar à eleição do Conselho Tutelar uma votação mais tranquila e segura, usando as urnas eleitorais", concluiu o desembargador.

Maurício Soares foi recebido na sede da Record TV Minas pelo diretor executivo da emissora, Paulo Batista, e pelo diretor de jornalismo, Marco Nascimento. O presidente do TRE estava acompanhado por Carolina Faria, assessora de imprensa do órgão, e por Bethânia Andrade, secretária de comunicação.

O que é o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem, em conjunto, as medidas de proteção necessárias para cada caso. Eles também prestam aconselhamentos para pais e responsáveis.

O Conselho Tutelar foi criado junto com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em 1990. O órgão é composto por membros da comunidade, eleitos pela própria população. Desde 2015, a data da votação para o cargo é unificada em todo país, acontecendo a cada quatro anos, sempre no ano seguinte à eleição presidencial.

Fonte: R7 MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!