Morre aos 75 anos Rita Lee, a rainha do rock brasileiro
09/05/2023 13:51 em DIVERSOS

 

A cantora Rita Lee, 75 anos, morreu na noite desta segunda-feira (8). Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e desde então tratava a doença.

A família confirmou o falecimento nas redes sociais da cantora. Ela morreu em sua residência, em São Paulo, na capital paulista, no final da noite de ontem. “Cercada de todo amor e de sua família, como sempre desejou”, diz o comunicado da família.

O velório será aberto ao público no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. “De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Neste momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, diz a família.

Rita Lee deixa o marido, Roberto de Carvalho, e três filhos - Beto, de 45 anos; João, de 44; e Antônio, de 42.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo em 31 de dezembro de 1947. Filha do dentista americano Charles Fenley Jones e da pianista Romilda Pádua Jones. Aos 15 anos, começou a tocar bateria.

Homenagens 

Nas redes sociais, fãs, familiares e artistas publicam homenagens à Rita Lee. Um dos filhos da cantora, João Lee, escreveu: “A admiração que eu tenho por você é infinita. Sempre foi. Que honra e privilégio ser seu filho. Que honra e privilégio ter sido educado por você. Receber seus valores. Nunca conheci uma pessoa como você. Sua força, sua coragem, seu senso de justiça, sua genialidade, sua sensibilidade, seu bom humor e tantas coisas maravilhosas a mais. Eu posso dizer que escolhi bem meus heróis. Você e o meu pai são meus heróis”.

Entre os artistas que se manifestaram, estão a apresentadora Xuxa Meneghel, as cantoras Pitty e Preta Gil e a atriz Glória Pires. 

“Estou em frangalhos. A Maior nos deixa hoje… Que dia triste! Ritinha, te amarei para todo sempre! Meus sentimentos à família, aos amigos. Brilhará eternamente pra mim. Nunca haverá outra Rita Lee. Obrigada por existir!”, postou a roqueira Pitty.

“Minha tudo Rita Lee, as palavras me faltam agora!!! Eu tive o privilégio de conviver com minha ídola, com minha musa, desde a minha infância até a vida adulta. Cantamos juntas, rimos juntas, um grande presente!!!! Me veio uma paz com a notícia de sua partida, você viveu intensamente uma vida linda que transformou a história desse país!!! Descanse em paz não combina com você, aonde quer que você vá, você será pra sempre luz e revolução!!! Te amo pra sempre!!!”, escreveu a cantora Preta Gil.

Os Mutantes

A carreira artística começou em 1966, quando ao lado dos irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista, formou a banda Os Mutantes. Em 1967, o grupo acompanhou o cantor Gilberto Gil na apresentação da música “Domingo no Parque”, que ficou em segundo lugar no III Festival da Música Popular Brasileira.

Em 1968, Os Mutantes acompanharam o cantor Caetano Veloso na apresentação de “É Proibido Proibir”, no Festival Internacional da Canção. Nesse mesmo ano, a banda assinou contrato com a gravadora Polidor, que lançou o primeiro disco, intitulado “Os Mutantes”.

A banda ficou marcada como grande nome do rock de vanguarda no país.

 
 (Divulgação)

(Divulgação)

Em 1970, acompanhada dos Mutantes, Rita Lee gravou seu primeiro disco solo, “Build Up”. Nesse mesmo ano se afastou dos irmãos baptista.

Carreira Solo

Em 1972, já em carreira solo, a cantora lançou “Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida”. Em seguida, lançou “Atrás do Porto Tem Uma Cidade” (1974) e “Fruto Proibido” (1975), que vendeu cerca de 700 mil cópias.

Em 1977, Rita Lee conheceu o músico Roberto de Carvalho e, a partir daí, teve início uma parceria musical e amorosa. No ano seguinte, eles lançaram o disco “Babilônia”, que fez sucesso com as músicas “Miss Brasil 2000” e “Disco Voador”.

Nos anos 1980, a artista seguiu um caminho mais ligado ao pop, com canções populares e menos experimentais, como “Baila Comigo”, “Lança Perfume”, “Caso Sério”, “Banho de Espuma”, “Cor de Rosa Choque” e “Flagra”.

 
(Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram)

Nos anos 1990, seu maior sucesso foi o álbum “Acústico MTV”. Na década seguinte, lançou o disco “3001” que trouxe o sucesso “Erva Venenosa”.

Depois de alguns anos sem gravar, em 2012, Rita Lee lançou o álbum “Reza”.

Além dos inúmeros sucessos próprios, a artista teve músicas gravadas por grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto e Elis Regina.

Família
Rita Lee estava casada com Roberto de Carvalho desde 1996 e juntos têm três filhos: Beto Lee, Antônio Lee e João Lee.

Em 2014, Rita decidiu deixar de pintar os cabelos de vermelho, que era uma marca durante toda sua carreira, e assumiu os fios brancos. Em 2016, lançou sua autobiografia.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!