Cerca de 4 mil famílias terão remédios gratuitos do Farmácia Popular
09/06/2023 13:30 em DIVERSOS

 

O programa Farmácia Popular, do governo federal, está de volta. E, agora, muito melhor. Até o momento, eram disponibilizados medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes – que seguem sendo oferecidos -, enquanto os demais tratamentos eram disponibilizados com preços mais baixos, no modelo de copagamento.

Com a reformulação do programa, as 3.803 famílias de Cataguases cadastradas no Bolsa Família poderão retirar gratuitamente todos os 40 medicamentos disponíveis na lista atual do Farmácia Popular. Para fazer a retirada, o usuário precisa procurar uma farmácia credenciada e apresentar receita médica, documento de identidade e CPF.

 

Clarice Leite, coordenadora do Bolsa Família em Cataguases, avisa que “não há necessidade de realizar um novo cadastro. É só ir a uma farmácia credenciada e apresentar documento e receita médica”, explica. Ela lembra que agora, alguns medicamentos que antes eram adquiridos com desconto de até 90% serão gratuitos. São eles:

■ Quatro tipos de anticoncepcionais;
■ Dois tipos de tratamento para doença de Parkinson;
■ Três apresentações da Sinvastatina, usada no controle do colesterol;
■ Três alternativas para controle da Rinite;
■ Fraldas geriátricas.

Outra informação importante é que no caso de o paciente não poder comparecer à farmácia, os medicamentos podem ser retirados por um representante legal ou procurador desde que este leve a receita médica e os documentos do paciente.

Fonte: Agência Brasil e Marcelo Lopes | Foto: Elza Fiúza/Ag. Brasil

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!