Quatro crianças colombianas foram encontradas após passarem 40 dias na floresta amazônica
11/06/2023 05:26 em DIVERSOS

 

As quatro crianças que estavam desaparecidas há 40 dias na floresta amazônica da Colômbia foram encontradas vivas. Eles sobreviveram a um acidente de avião e passaram semanas se sustentando sozinhas na selva,incluindo um bebê de apenas 1 ano.

A mãe das crianças e dois pilotos morreram na queda da aeronave em 1º de maio.

A megaoperação de resgate envolveu dezenas de soldados e moradores locais. Para o presidente colombiano Gustavo Petro, citado pela emissora estatal britânica BBC, encontrar o grupo foi um "dia mágico", acrescentando: "Elas estavam sozinhas, conseguiram dar um exemplo de sobrevivência que ficará na história".

As crianças, de 13 anos, 9, 4 e 1, pertencem ao grupo indígena huitoto. O presidente da Colômbia compartilhou uma fotografia em que se vê militares e indígenas cuidando dos irmãos. Um dos socorristas aparece segurando uma mamadeira na boca do bebê, enquanto outro alimentava uma das crianças.

Segundo a BBC, após serem encontrados na Amazônia, os irmãos foram colocados em um helicóptero e levados para a capital do país, Bogotá, onde ambulâncias os levaram até um hospital para receberem os primeiros-socorros.

A avó das crianças, Fatima Valencia, disse após o resgate: "Sou muito grata, e também à mãe terra, por terem sido encontradas" Segundo ela, o mais velho dos quatro irmãos estava acostumado a cuidar dos outros três quando a mãe saía para trabalhar.

"Eles deram para os irmãos farinha e pão de mandioca, frutas do mato. Sabem o que devem consumir", disse a avó.

Como foi o acidente
A aeronave Cessna 206 levava os irmãos e a mãe de Araracuara, no estado colombiano de Amazonas, para San José del Guaviare, quando emitiu um alerta de socorro por falha no motor.

Os corpos dos três adultos foram encontrados no local do acidente pelo exército da Colômbia, mas as crianças conseguiram sair da área dos destroços e fugiram para a floresta em busca de ajuda.

Logo começou a megaoperação de resgate e, em maio, equipes encontraram objetos deixados pelas crianças, incluindo uma garrafa de água, uma tesoura, um elástico de cabelo e um abrigo improvisado.

Também foram descobertas pequenas pegadas, o que levou as equipes de busca a acreditar que os irmãos ainda estavam vivos em meio à perigosa selva, lar de onças, cobras e outros predadores.

(*) Com portal da BBC e Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!