Governo de Minas distribui 65 mil Chromebooks para professores
13/06/2023 12:58 em REGIÃO

 

Governo de Minas, em parceria com o Google, entregou, nesta segunda-feira, 12 de junho, no escritório da empresa em Belo Horizonte, 65.485 Chromebooks totalizando um investimento de R$ 123 milhões, em recursos dos governos federal e estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Todos os professores e especialistas da rede estadual que atuam no ensino médio vão receber o equipamento.

O governador Romeu Zema participou do anúncio acompanhado pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, o líder do escritório do Google de Belo Horizonte, Berthier Ribeiro-Neto, e o head do Google for Education na América Latina, Rodrigo Pimentel.

 

Nesta ação, realizada por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), em parceria com o Google, os equipamentos são de propriedade do Estado cedidos para uso profissional aos servidores com acesso liberado a serviços on-line de todas as ferramentas do Google Workspace for Education em apoio às atividades realizadas no ensino médio da rede estadual.

A distribuição dos Chromebooks para toda a rede de ensino será feita ao longo deste mês de junho. Além dos professores e especialistas, será destinado um equipamento para cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEs) das 47 regionais do estado.

Chromebooks

Os Chromebooks são os dispositivos mais utilizados em educação no mundo. Trata-se de um computador projetado para ajudar na realização de tarefas de modo mais rápido e fácil. Eles executam o ChromeOS, um sistema operacional que tem armazenamento em nuvem, com acesso às ferramentas do Google Workspace for Education, como o Docs, o Sheets e o Meet. Além disso, tem diversas camadas de segurança, como o Sandbox – para proteger contra páginas infectadas, a inicialização verificada automática de malwares e a criptografia de dados, por exemplo.

Essa ferramenta tecnológica vai auxiliar o trabalho do professor, facilitando o planejamento das aulas e agilizando o acesso aos sistemas de gestão escolar, como por exemplo o Diário Escolar Digital (DED). O equipamento também vai ajudar na prática pedagógica do professor, ampliando as possibilidades tecnológicas de pesquisa e ensino.

Os aparelhos estarão configurados com um sistema de acesso único a cada professor, por meio do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada professor terá o seu próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das plataformas educacionais.

O Chromebook possui também recursos de acessibilidade (lente de aumento), modo de alto contraste, conversão de texto em voz (ChromeVox), inicialização rápida, o que agiliza o uso durante a aula; softwares seguros e atualizados automaticamente, entre outras funcionalidades.

Fonte: Agência Minas e Marcelo Lopes | Fotos: Cristiano Machado – Imprensa MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!