Livreto sobre ‘inocência’ de ex-tesoureiro do PT é distribuído no Foro de São Paulo
30/06/2023 04:46 em DIVERSOS

 

Intitulado de Delúbio Soares, o Réu Sem Crime, um livreto de menos de 50 páginas, que tenta comprovar a inocência do ex-tesoureiro do PT, foi distribuído gratuitamente no 26° encontro do Foro de São Paulo.

Durante a abertura do evento, nesta quinta-feira, 29, o livreto estava exposto na entrada do auditório, localizado no Hotel San Marco, em Brasília. A “obra” é dividida em nove pequenos capítulos e possui os prints da decisão judicial que anulou, com uma liminar, a condenação de Delúbio por lavagem de dinheiro.

Em março deste ano, o ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato, incompetente para julgar o caso.

Na decisão, concedida em habeas corpus impetrado pela defesa de Delúbio, o ministro afirmou que a competência é da Justiça Eleitoral. O livreto, contudo, traz o ex-tesoureiro do PT como uma “vítima” de “lawfare” — termo que se refere ao uso indevido do sistema legal e das leis para fins políticos ou de perseguição pessoal. Além disso, que ele foi inocentado pela Justiça.

“Delúbio, ao lado de outros destacados líderes petistas, foi alvo de acusações que, posteriormente, se comprovaram falsas e serviram para a primeira tentativa de golpe contra o governo popular e democrático de Lula, o chamado mensalão”, informa o documento.

O ex-tesoureiro do PT passou a ser investigado a partir da 27ª fase da Lava Jato e foi condenado por um empréstimo de R$ 12,2 milhões do Banco Schahin ao empresário José Carlos Bumlai, quitado em 2009.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o dinheiro se destinava a repasses ilegais relacionados a um contrato da Petrobras, incluindo propina e campanhas eleitorais de petistas e aliados. Tanto Delúbio quanto os outros quatro réus foram condenados a cinco anos de prisão pelo então juiz da 13ª Vara Federal, Sergio Moro (União Brasil-PR), hoje senador.

O livreto, porém, cita a denúncia como “vazia, baseada em mentiras e em manipulação de fatos”. Delúbio Soares, o Réu Sem Crime ainda se refere à Operação Lava Jato como “malfadada”.

“Delúbio Soares, que tanto fez pelo país, que ajudou Lula e Dilma a cuidarem do povo brasileiro, hoje é um companheiro livre, sem qualquer condenação, sem qualquer antecedente que o desprestigie, ostentando predicados e histórico de luta em favor do povo e da democracia”, avalia o livreto.

Organizado por Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo, o tema do evento neste ano é a “Integração Regional para Avançar a Soberania Latino-Americana e Caribenha”. Mônica é casada com Delúbio.

O último encontro presencial da “companheirada” aconteceu em 2019 — com a presença do presidente Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff. Lula deve comparecer ao ajuntamento de extrema esquerda nesta noite, conforme previsto em sua agenda.

Fonte: Revista Oeste

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!