Febraban alerta para golpes no Desenrola Brasil
20/07/2023 04:25 em DIVERSOS

 

Com o lançamento do Desenrola Brasil, os golpes que aproveitam a criação do programa já buscam vítimas. A principal forma de seduzi-las é por meio de engenharia social: a técnica induz usuários a clicarem em links falsos e fornecerem dados confidenciais, que depois são usados por golpistas em transações financeiras.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), interessados em renegociar as dívidas pelo programa devem buscar informações nos canais oficiais dos bancos que participam da ação. “É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, redes sociais ou patrocinados em sites de busca”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban. 

Ele ressalta que o próprio cliente deve fazer contato com o banco. “Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar dívidas nos canais oficiais dos bancos.”

Se o cliente desconfiar de uma proposta ou de um valor, deve procurar o banco diretamente. Somente após a formalização do contrato de renegociação o cidadão pode ter os valores debitados de sua conta. Para cobranças em boleto, é importante verificar se o pagamento está sendo feito para a instituição financeira com a qual o cliente tem a pendência.

Vale lembrar, ainda, que a Febraban não envia comunicado para renegociar dívidas pelo Desenrola Brasil. Mensagens com o logotipo da entidade e/ou dos bancos participantes, devem ser descartadas e o fato informado nos canais oficiais da instituição financeira.

Como reconhecer sites falsos

Em primeiro lugar, é preciso verificar atentamente o endereço do site. É comum que os criminosos usem domínios com grafia semelhante à da empresa que quer imitar. Além disso, observe se há erros de grafia, uso excessivo de maiúsculas ou caracteres especiais, bem como a formatação da página.

Não confie em uma página apenas por ela aparentemente conter selos de segurança: os golpistas podem usar elementos visuais para aparentar legitimidade. Nunca clique em links recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp, redes sociais ou resultado de site de busca. Prefira escrever o endereço da empresa diretamente no navegador.

Fonte: Rádio Itatiaia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!