Seca deixa 135 municípios de Minas em situação de emergência
21/10/2023 05:24 em REGIÃO

 

Minas Gerais tem 135 municípios em situação de emergência devido à estiagem. A maior parte das cidades está no Norte do Estado e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, áreas do semiárido mineiro. As informações são da a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

“Ano passado, por exemplo, nós tivemos 147 municípios com decreto de situação de emergência em virtude seca. Esse ano, até o momento, nós temos 135. O que nós percebemos é que com a influência do El Niño, nós vemos uma onda de calor maior. A expectativa é que tenhamos temperaturas mais elevadas e umidade relativa do ar mais baixa”, disse o superintendente de Gestão de Desastres da Cedec, major Luís Antônio e Silva.

Na tentativa de reduzir os impactos da seca, 136 mil metros cúbicos de água potável foram distribuídos para 944 comunidades, beneficiando 98 mil pessoas em 69 municípios. “Um total de 86 caminhões foram usados para o transporte e cerca de 9.430 cestas básicas foram entregues a 104 municípios afetados pela seca”, destaca o superintendente.

Além disso, a Defesa Civil trabalhou com ações preventivas em julho deste ano, com a distribuição de 15 kits contendo uma viatura 4x4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos aos municípios. As cidades que receberem foram foram Raposos, São Joaquim de Bicas, Jaboticatubas, Perdões, Conceição do Pará, Capelinha, Pocrane, Poço Fundo, Pará de Minas, Coroaci, Nova Lima, Patrocínio, Conceição das Alagoas, Ipatinga e Malacacheta.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!