Onda de calor extremo atinge o Brasil e pode chegar a 44ºC
12/11/2023 05:21 em BRASIL

 

O Brasil está enfrentando uma onda de calor extremo, com temperaturas que podem chegar aos 44ºC em algumas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo para seis estados e o Distrito Federal.

O alerta, que começou a valer nesta sexta-feira (10) e vai até as 23h59 da quarta-feira (15), vale para Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

Além do perigo de incêndios florestais, essa condição pode provocar risco à saúde, principalmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Também foram emitidos alertas de perigo e perigo potencial para baixa umidade entre 30% e 12%, em partes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

No total, os estados que serão atingidos pela onda de calor são: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí e o Distrito Federal. Ao todo, 1.138 municípios devem ser castigados por altas temperaturas.

No Sul, o alerta é para as tempestades que atingem a região, trazidas por uma frente fria, com chuvas intensas e ventos de até 100 km/h. Também há previsão de queda de granizo e risco de corte no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

 

É a quarta vez no segundo semestre de 2023 que o Brasil é atingido por uma onda de calor. Doze estados e o Distrito Federal devem registrar temperaturas pelo menos 5°C acima do normal para novembro.

Fonte: Gazeta Brasil

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!