Demanda por energia elétrica bate recorde no Brasil com onda de calor
14/11/2023 13:24 em BRASIL

 

A demanda por energia elétrica atingiu um marco histórico no Brasil nesta segunda-feira (13), ultrapassando pela primeira vez a marca de 100 GW (gigawatts). O recorde anterior, registrado em 26 de setembro de 2023, era de 97,66 GW.

A intensa onda de calor que afeta o país é a principal responsável pelo aumento na procura por energia. Com as temperaturas elevadas, as pessoas têm utilizado mais dispositivos elétricos para se refrescar, incluindo ar-condicionado, ventilador e chuveiro elétrico.

O aumento na demanda foi registrado em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), que reúne todas as distribuidoras de energia do país. O subsistema do Sudeste e Centro-Oeste também bateu recorde, atingindo 60 GW às 15h30 de segunda-feira (13).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal. O aviso vale até sexta-feira (17).

Ondas de calor são comuns no período de transição entre a primavera e o verão. No entanto, o fenômeno climático El Niño e o aquecimento global têm intensificado o aumento nas temperaturas.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!