Entenda porquê os ovos de Páscoa são mais caros que as barras de chocolate
25/03/2024 03:58 em BRASIL

 

Com a Páscoa se aproximando, começa a busca por chocolates para presentear a família e amigos. É nessas horas que o consumidor se assusta com o preço, que a cada ano parece estar maior. Uma pesquisa do Procon de São Paulo, realizada no ano passado, mostrou que o valor médio do quilo do ovo de Páscoa é 4,4 vezes maior do que o da barra de chocolate. Enquanto o quilo do ovo estava em R$ 361,97 na época, o da barra era R$ 81,31. 

Se no final das contas tudo é chocolate, por que os ovos de Páscoa são tão mais caros que as barras? Quem responde essa pergunta é o economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz, e também com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Produtos temáticos

Como explica André Braz, ovos de Páscoa são produtos temáticos, ou seja, vendidos excepcionalmente durante um período do ano, e isso expõe, em parte, o motivo de serem mais caros que as barras, vendidas o tempo todo. “Para adultos não tem nenhum problema, acho que qualquer um ficaria satisfeito em ganhar uma barra de chocolate ao invés de um ovo. Mas para vencer o apelo emocional das crianças é um pouco diferente. Como, em geral, os pais não conseguem fugir da compra do ovo de Páscoa, a melhor estratégia é procurar na internet as melhores ofertas e obter um produto com preço mais competitivo e boa qualidade”.

Custos adicionais

De acordo com a Abicab, custos adicionais relacionados à produção e à distribuição dos ovos de chocolate justificam o preço mais alto. Um deles são as embalagens mais sofisticadas e os brindes que podem vir junto com o chocolate. Outro fator é o preço para entregar os ovos em todo país, geralmente em caminhões refrigerados. Os ovos ainda podem ter diferentes sabores e composições, com mix de castanhas, amendoins e frutas. Diferentemente, portanto, de produtos encontrados no dia a dia.

Conforme a Associação, existem ainda os custos com empregos temporários na produção e distribuição dos ovos. Em 2024 eles chegaram a oito mil. Desse total, mais de 20% se tornam postos fixos de trabalho. “Trata-se, portanto, de excelente porta de entrada para uma futura carreira na indústria do chocolate”, afirmou a Abicab em nota.

Alta na matéria prima

Outro fator que está influenciando o preço dos ovos esse ano é a alta do cacau, assunto já abordado pela Tribuna no início deste mês. De acordo com André Braz, o cacau foi o grande vilão do aumento do preço dos ovos de Páscoa, visto que encareceu 80% nos últimos 12 meses. “O ovo de páscoa também é influenciado pelo preço do leite e do açúcar, e o leite também subiu quase 10% ao longo dos últimos 12 meses.”

 

Fonte: Tribuna de Minas e site do Marcelo Lopes | Texto: Mariana Floriano | Foto: Pexels

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!