‘Epidemia de dengue será a última, na próxima teremos vacina’, diz secretário de saúde da PBH
27/03/2024 13:11 em MINAS

 

O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, afirmou nesta quarta-feira (27) que a epidemia de dengue enfrentada em várias cidades do país neste ano, será a última, já que nos próximos anos a vacinação deve alcançar um grupo maior da população.

 

Danilo foi questionado pelos vereadores de BH sobre o combate à dengue na capital mineira durante a apresentação de balanço do Executivo sobre as contas da PBH referentes a 2023. Os vereadores questionaram a falta de investimentos no combate à dengue, mesmo com as previsões de risco de epidemia.

 

“Belo Horizonte já previa que teríamos uma epidemia muito forte de dengue, tanto que mais de R$ 100 milhões foram investidos em 2023 em ações de prevenção. Algumas ações que infelizmente não chegaram a contento, como o caso da vacina, mas não poderíamos contar somente com a vacinação neste cenário, por isso desde outubro do ano passado trabalhamos e acompanhamos os casos. Soubemos quando o número de casos iriam aumentar continuamente, apresentamos um plano e ele foi sendo incorporado e incrementado na medida que a necessidade aparecia”, afirmou o secretário.

 

Veja mais: Prefeitura de BH gastou R$ 16,8 bilhões em 2023; saúde lidera repasses

 

“Hoje podemos dizer que BH, Minas e o Brasil enfrentam a pior epidemia de dengue da história. Provavelmente a última, porque na próxima, que geralmente acontece a cada três anos, vamos estar com essa nova arma, que é a vacinação já para toda a população e não só com um recorte pequeno que foi o que o Ministério da Saúde permitiu a gente vacinar”, continuou Danilo Borges.

 

Segundo o secretário, o número de pessoas com dengue deve diminuir nas próximas semanas. “Estamos prestes a ver essa crise passar. São poucos dias para vermos os números de casos reduzirem”, avaliou.

 

Fonte: Site da Rádio Itatiaia

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!