"Eu prometo te representar na Câmara". Um balanço do Legislativo leopoldinense nos últimos 4 anos
16/04/2024 04:31 em LEOPOLDINA

 

Esse ano, ano eleitoral e a caça aos eleitores se tornou cada vez mais comum por meio dos pretendentes a conquistar uma vaga no legislativo municipal já está a todo vapor. 

 

A busca reaparece geralmente no ano em que ocorre a disputa, já que os recursos financeiros aparecem na casa dos bilhões.

No período anterior a isso, grande parte dos políticos se distanciaram dos eleitores após as eleições. Abandonaram aquelas reuniões, as ligações, mensagens frequentes no WhatsApp, a rede social mais utilizada em todos os tempos, e enfim, sumiram.

O juramento que todos os eleitos fizeram ao serem diplomados, denota que eles compreenderam a responsabilidade política, jurídica e social, a que passaram representar por meio das decisões representativas ou muitas vezes de cunho pessoal. O voto que cada membro do legislativo municipal alcançou em 2020 fez um legislativo renovado e com eles os desafios aumentaram, uma vez a política é dinâmica, a justiça é observadora e a sociedade é quem define os novos rumos.

Atualmente o município de Leopoldina é representado por 15 membros na Câmara Municipal, sendo 13 homens e 2 mulheres, os quais decidem os anseios dos munícipes na gestão periódica entre 2021 e 2024.

Neste artigo, faremos um levantamento conforme os dados obtidos no Portal de Notícias da Câmara Municipal de Leopoldina, onde estão cadastradas todas as ações que representam os trabalhos de cada um dos quinze vereadores. Mostraremos os números dessas atividades e quais vereadores tiveram maior ou menor envolvimento com a representatividade durante os 3 anos e 3 meses passados. 

Ao todo o legislativo com seus 15 representantes movimentaram 9.875 ações no período atual, muitas delas representando a colegialidade, o que faz parecer um número elevado. No entanto, os dados somados mostram que determinados representantes tiveram mais ou menos relevância em participar do tema, que fora levantado por um dos pares e apoiado por outros. O melhor dos dados tem 14,96% e o menor com 3,20%, representação quase 5 vezes menor.

O intuito desse artigo é mostrar que os números mostram afinidades, a exemplificar "moções de pesar", que ocorre quando um representante presta seus votos de sentimentos à um determinada família que perdeu um ente querido. Os números neste caso podem representar o tamanho o círculo ou bolha social.

Outro aspecto ocorre com as "moções de repúdio", o que denota insatisfação do representante com determinado fato ou situação, que gera, ou tenha gerado desagrados e este decide enviar à pessoa, instituição, representante, órgão ou empresa, os desagravos por parte da sociedade. Cito que, em todos os 10 pontos, nem todos os vereadores concordam e ou desacordam por obrigação jurídica, pois são livres para pensar e decidir em seus votos.

Quanto aos números, os quase 10 mil envolvimentos em ações do legislativo neste período, já que são somados as ações individuais de forma ativa ou passiva, gerou uma média de 658 ações participativas por cada representante. No caso concreto, 10 dos quinze representantes ficaram abaixo da média geral. A média dos 10 representantes ficou em 492 ações. Já os representantes com maiores dados tem média de 989 ações.

Os ex-integrantes da mesa diretora da Câmara Municipal José Augusto (2021/2022) e Ivan Nogueira (2017) alcançaram maior número de ações no legislativo. Ambos somam 2.660 ações, sendo 1.477 e 1.183 respectivamente. 

 

Os menores números ficam com as representatividades dos vereadores com 316 ações, percentual de 3,20% do total , seguido pela vereadora Eliléa Corrêa com 318 ações e com percentual de 3,22%. 

Quando esmiuçados as representações de como os 15 vereadores utilizaram os 10 instrumentos listados pelo Portal, destacamos da seguinte maneira.

1º - "INDICAÇÕES" (4.149)

Maiores:

Ivan Nogueira - PP - 507

José Augusto - União Brasil - 460

Menores:

Bernardo Guedes - PDT - 126

Eliléa Corrêa - PL - 141

2º - "INDICAÇÃO À PRESIDÊNCIA" (86)

Maiores:

José Augusto - União Brasil - 30

Edvaldo Franquido - PT - 11

Menores:

Eliléa Corrêa - PL - 1

Carlos André - PSD; Queijinho do Povo - União Brasil - 2

3º - "MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO" (2.476)

Maiores:

José Augusto - União Brasil - 460

Ivan Nogueira - PP - 274

Menores:

Bernardo Guedes - PDT - 58

Carlos André - PSD - 85

4º - "MOÇÃO DE PESAR" (1.331)

Maiores:

Ivan Nogueira - PP - 264

Rodrigo Pimentel - PV - 188

Menores:

Eliléa Corrêa - PL - 35

Alexandre Badaró - PSB - 38

5º - "MOÇÃO DE REPÚDIO" (99)

Maiores

Rogério Campos - PP - 11

Ivan Nogueira - PP; José Augusto - União Brasil - 10

Menores

Rodrigo Pimentel - PV - 4

Alexandre Badaró - PSB; Carlos André - PSD; Eliléa Corrêa - PL; Gilmar Pimentel - PL; José do Carmo - União Brasil; Maria Inêz - PL - 5

6º - "PROJETOS DE LEI ORDINÁRIA" (217)

Maiores

Carlos André - PSD - 66

Rogério Machado - PP - 28

Menores

Gilmar Pimentel - PL - 2

Rodrigo Pimentel - PV - 3

7º - "PROJETOS DE RESOLUÇÃO" (118)

Maiores

José Augusto - União Brasil - 16

Ivan Nogueira - PP; Rogério Campos - PP - 12

Menores

Didi da Elétrica - Podemos - 2

Bernardo Guedes - PV - 4

8º - "REQUERIMENTOS" (1.061)

Maiores

José Augusto - União Brasil - 243

Rogério Campos - PP - 243

Menores

Eliléa Corrêa - PL - 16

Julius Cezar - PL; Maria Inêz - 21

9º - "REQUERIMENTOS À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA" (293)

Maiores

Edvaldo Franquido - PT - 36

José Augusto - União Brasil - 30

Menores

Didi da Elétrica - Podemos - 5

Alexandre Badaró - PSB; Eliléa Corrêa - PL - 6

10 - "REPRESENTAÇÃO" (45)

 

Este tipo de ação previsto no ordenamento legislativo foi utilizado apenas por Didi da Elétrica (5 vezes); Ivan Nogueira - PP (9 vezes); José Augusto - União Brasil (26 vezes); Rogério Campos - PP (5 vezes).

 

Os instrumentos passam por coleta de assinaturas e apoio com votação, o que faz com que a maioria e quase sempre, os vereadores subscrevam as petições de seus pares. A efetividade de cada vereador precisa ser analisada com uma lupa ainda mais apurada, com a finalidade de descobrir todas as vezes em que cada parlamentar tomou a iniciativa em algum dos 10 pontos elencados.

Abaixo listamos os gráficos com o desempenho dos 15 representantes da população de Leopoldina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Blog Leopoldina News com dados da Câmara Municipal de Leopoldina

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!