Trem Rio Minas está a caminho da oficina de Recreio
15/09/2017 07:54 em REGIÃO

 

O sonho de rever o movimento ferroviário na cidade que surgiu pelos trilhos da antiga Companhia Estrada de Ferro Leopoldina começa a virar uma realidade através do projeto da ONG Amigos do Trem apoiado pela Prefeitura de Recreio, denominado Trem Rio Minas.

Vagão do Trem Rio Minas sendo transportado.
Vagão do Trem Rio Minas sendo transportado.

Segundo informações obtidas pelo Site Pólis o transporte dos vagões por meio de carretas iniciou nesta quarta-feira (13) em Vitória (ES). A expectativa é que estejam na oficina de Recreio nos próximos dias, aonde serão realizados reparos e manutenções.

A ideia criada pela ONG Amigos do Trem tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na zona da mata mineira e no sul fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e, Sapucaia e Três Rios, no Estado do Rio. Existe também a possibilidade do projeto atender outro trecho que também conta com Recreio no circuito, este será entre as cidades de Santo Antônio de Pádua (RJ), Palma e Recreio, passando pelo distrito de Angaturama.

Presidente da ONG Amigos do Trem e o prefeito de Recreio.
Presidente da ONG Amigos do Trem e o prefeito de Recreio.

O prefeito Zé Maria Barros, um dos entusiastas do projeto, tem dado total apoio ao Trem Rio Minas e vê na ideia uma ótima oportunidade de alavancar a economia do Município. A cidade de Recreio, assim como outras da nossa região, surgiu graças à expansão ferroviária com a Companhia Estrada de Ferro Leopoldina na época imperial do Brasil, no século XIX.

Além da Prefeitura de Recreio, as outras prefeituras do trajeto têm estimulado o projeto, assim como o Grupo Mil da Rede de Supermercados Bramil.

Transporte do vagão em Vitória (ES).
Transporte do vagão em Vitória (ES).
Fonte: Site Pólis
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!