Exposição de Leopoldina terá entrada gratuita e acontece de 3 a 10 de julho
29/05/2016 15:28 em LEOPOLDINA

 

O presidente da COOPLESTE, Marcos Almeida Junqueira Reis, revelou nesta sexta-feira, 27 de maio, que a exposição Agropecuária de Leopoldina vai acontecer de 3 a 10 de julho cuja programação já está definida, inclusive os shows, que este ano estão voltados para atrações regionais e um grande nome nacional. Em entrevista ao site O Vigilante Online, no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, o presidente da Coopleste abordou também as atividades da entidade e o que o público pode esperar desta que é a segunda mais antiga Exposição Agropecuária do Estado de Minas Gerais.
 
imageMarcos Junqueira lembra que a Coopleste é uma instituição presente o ano inteiro na vida do município através de parcerias em diversas ações importantes para a sociedade. "Cedemos o Parque de Exposições durante o ano para que várias entidades locais possam realizar seus eventos, dentre elas a Diocese, que realiza a Festa de São Sebastião, a Paróquia do Rosário, a APAE, a Casa de Caridade com os festivais de Sorvete junto com a Sol e Neve, os treinamentos da Polícia Militar, enfim, tudo isso a Cooperativa faz como parceira, graciosamente", conta.
 
Com relação ao trabalho específico realizado pela Cooperativa para o produtor associado, Marcos Junqueira, cita a comercialização de insumos para os cooperados a praticamente preço de custo. "Nós colocamos apenas a taxa de administração e repassamos para o produtor. Este, aliás, foi um negócio que iniciamos em 2011, no meu mandato anterior", lembrou e que vem se mantendo desde então com o mesmo empenho. Além disso, a instituição promove durante todo o ano diversas palestras visando a transferência de tecnologia e conhecimento para o homem do campo. "Promovemos cursos gratuitos com periodicidade mensal num trabalho ininterrupto", completou o presidente.
 
A respeito da 80ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina Marcos Junqueira disse que o público pode esperar "uma exposição do ponto de vista zootécnico". Ele destacou que o evento é um momento para ir com a família, buscar entretenimento e conhecer as coisas do campo. Ele informou também que este ano os portões estarão totalmente abertos. "Após muitos anos a Exposição de Leopoldina volta a ser 100% gratuita. Aqui não é o lugar de afastar o povo, pelo contrário; aqui é a grande festa de Leopoldina, com uma tradição muito forte. Um lugar com toda segurança!", garantiu Marcos Junqueira, enfatizando que o Parque de Exposições está liberado pelo Corpo de Bombeiros. "Nós já temos segurança particular contratada e ainda iremos até o Comando da Polícia Militar para que sejamos orientados sobre o que precisamos fazer para que seja oferecido 100% de segurança ao público visitante", completou.
 
A exemplo de anos anteriores, a expectativa é de que este ano tambémimage será uma grande festa. Neste sentido já estão programados vários eventos voltados ao agronegócio, uma das principais molas propulsoras do município e região, revela o presidente da Coopleste. Marcos Junqueira ressalta a importância de se mostrar a interação da Agroindústria. "Tudo aquilo que é produzido em Leopoldina será mostrado através de painéis onde estará o que chamamos de ‘Made in Leopoldina’. Queremos mostrar que a ideia de verticalização da agroindústria de Leopoldina é um fator que traz benefícios a todos. Por exemplo, quando eu vejo um litro de leite virar queijo na LAC e esse queijo virar pizza na PIF PAF, estamos agregando valor, desenvolvimento e empregos ao processo; e é isso que a gente tem que buscar. Queremos mostrar isso, a agroindústria de Leopoldina verticalizando o processo e agregando valor e emprego ao nosso processo agropecuário. E temos também a cachaça artesanal, os nossos doces que são muito fortes no município", completou entusiasmado.
 
O presidente da Cooperativa Leste também confirmou a programação de shows para o evento deste ano em que a conjuntura econômica do país está extremamente complicada como ele mesmo definiu. "Nós entendemos que é um ano muito difícil, não só para os parceiros comerciais, mas principalmente para o Poder Público, que sempre colabora com a gente. E também por isso tomamos a decisão de fazer a 80ª Exposição com os portões abertos, entrada gratuita, e vamos fazer dentro da nossa realidade", explicou. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
 
Programação de 3 a 10 de julho
 
- Domingo (3 de julho) – Thaylis Carneiro e banda
- Segunda-feira (4) – Conservatório Estadual de Música Lia Salgado e um Concurso de Intérpretes sob o tema do FESTCEM 2016: "Clube da Esquina"
- Terça-feira (5) – FEST VIOLA e show de Hermes Viola encerrando as atrações da noite
- Quarta-feira (6) – Tradicional show de calouros com a banda Fato Consumado, de Belo Horizonte
- Quinta-feira (7) – Hey Joe
- Sexta-feira (8) – Shows de Luan Severo e Júnior e Gustavo
- Sábado (9) – Banda IRA
- Domingo (10) – Copa de Marcha com previsão de 250 cavalos e Show com a dupla de violeiros Ramon e Rosado
 
- Realização do Concurso Leiteiro mais antigo de Minas Gerais, em sua 80ª edição
- XVI Exposição Regional de Gado Holandês – EXPOMARJ – Exposição de Gado Holandês da Zona da Mata e do Rio de Janeiro
- Exposição Ranqueada do Cavalo Mangalarga Marchador
- Mostra Homologada do Gado Girolando
- Mostra de Gado Zebuíno e de outras raças (Guzerá, Gir)
- Exposição de Muares
- Exposição de Caprinos
 

Fonte: O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!