Blocos de carnaval de Juiz de Fora se reúnem no Hemominas para ato de solidariedade
19/02/2019 12:40 em REGIÃO

 

A Fundação Hemominas recebe, nesta terça-feira (19) às 15h, representantes dos principais blocos carnavalescos de Juiz de Fora para uma causa especial: doar sangue. A campanha, denominada “Samba no pé e solidariedade na veia” busca incentivar foliões e chamar atenção para esse tipo de ação.

Representantes dos blocos da Imprensa, do Batom, Ingoma, Súbita e Guerreiras de Clara confirmaram a participação.

Qualquer grupo ou pessoa pode participar da campanha. Basta comparecer ao Hemominas, na Rua Barão de Cataguases, S/N, Santa Helena e informar a intenção de doar sangue.

Segundo Thaysi Ribeiro, assistente social do Hemocentro, o período de festas e férias costuma afastar os doadores, causando uma baixa no banco de sangue.

“Por isso, a importância das campanhas para estimular as pessoas a doarem, para podermos garantir o estoque e o atendimento daquelas que precisam de transfusão, principalmente em feriados e datas comemorativas, quando a procura de sangue é maior, e as captações menores”, afirmou.

A ação é realizada pelo Bem Comum, projeto da Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora.

 

Atendimento regional

 

O Hemocentro de Juiz de Fora atende a 58 hospitais de 27 cidades da região. Para isso, precisa que 160 candidatos a doação de sangue compareçam à unidade todos os dias. Confira as restrições.

A Hemominas em Juiz de Fora funciona na Rua Barão de Cataguases, no Centro, ao lado do Mergulhão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, com distribuição de 100 senhas.

O interessado deve ir até a unidade, fazer o cadastro e passar uma triagem. Se o estado de saúde estiver bom, a doação pode ser feita no mesmo dia. Confira os critérios para doar:

 

  • Pessoas entre 16 e 69 anos;
  • Quem tem e está com boa saúde;
  • Quem pesa acima de 50 kg;
  • Quem dormiu bem na noite anterior à doação;
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais;
  • Apresentar documento original com foto, filiação e assinatura;
  • Para quem já é doador, respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para homens, 60 dias.
  • A doação pode ser agendada pelo telefone 155, na opção 8, no site da Fundação ou pelo aplicativo MGApp. Moradores de cidades da região que quiserem trazer caravanas aos sábados devem agendar no setor de captação pelos telefones (32) 3257-3171 ou (32) 3257-3172. Também podem ligar quem tiver alguma dúvida.

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!