Prefeitura define data para realização da 2ª Bienal do Livro em Ubá
19/04/2019 06:25 em REGIÃO

 

A Prefeitura de Ubá anunciou dia 16 de abril, durante entrevista coletiva, o lançamento da Bienal do Livro 2019 na cidade. O evento será realizado de 23 a 25 de maio, na Praça São Januário e traz o tema "Ler para sonhar e criar".
 
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, a 2º edição da Bienal é inspirada nos contos de fadas. De acordo com os organizadores, o evento tem o objetivo de fomentar a leitura como um hábito na comunidade e a valorização do livro no imaginário popular.
 
Além disso, a bienal busca promover uma ação pedagógica que contribua para a formação de leitores e produtores de textos autônomos e criativos.
 
A programação completa ainda não foi divulgada. Alguns eventos, no entanto, foram confirmados pelos organizadores, como a exposição permanente "Caricatura do mestre no traço de 85 - talentosos cartunistas", que terá como curador o cartunista Edra; a participação dos Cavaleiros da Cultura; e a presença dos Três Porquinhos e da Rapunzel, animação do Grupo Comando Produções.
 
Nos três dias de evento, a população poderá conferir, ainda, lançamentos de livros, contação de histórias, teatro, dança, música, mesas literárias, palestras e stands variados.
Atividades Pré-Bienal
Também foi lançada nesta terça a segunda edição do Concurso de Redação e Desenho "Prêmio Professora Marlene Marques", desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Ubá.
 
Com inscrições abertas até o dia 26 de abril, o tema a ser trabalhado nas escolas municipais, estaduais e privadas será "E a ética, a moral e a cidadania viveram felizes para sempre". A atividade faz parte do período chamado "Pré-Bienal".
 
Além do Concurso, outra atração do certame, é o lançamento, no dia 17 de maio, do projeto de incentivo à leitura "Lar para Ler". Por meio do projeto, oito pontos de retirada de livros de literatura serão espalhados pela cidade.
 
No dia 18 de maio, uma ação de divulgação e panfletagem, com a temática "Livros, mente e guarda-chuvas só servem se os abrirmos", vai mobilizar a população para a participação na Bienal e do tradicional "Cortejo Cultural", que será realizado no dia 19 de maio, saindo do cruzamento das Ruas São José e Monsenhor Lincon Ramos (ao lado do Banco do Brasil) em direção a Praça São Januário.
 
Ainda como parte das atividades que antecedem a Bienal serão realizados no dia 20 de maio, às 19h, o Madrigal Ubaense in Concert "Revivências", no teatro Chiquinha Dias Paes - Fórum Cultural de Ubá. E nos dia 20, 21 e 22 de maio, intervenções artísticas nas escolas, com o arte-educador Márcio Versoli.
 
No dia 23 de maio, no teatro Chiquinha Dias Paes - Fórum Cultural de Ubá, às 9h, a aula espetáculo "Da boca pra fora na ponta da língua: a importância da oralidade na sala de aula", com o escritor, contador de histórias e ator, José Bocca e, às 14h, o workshop "A literatura na sala de aula: Formação e criação do herói nacional", com o professor e escritor, Lucinei M. Campos. (Foto:
 
 
Fonte: G-1/ Marcelo Lopes
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!