Alto falantes da torre da Catedral de Leopoldina voltam a transmitir diariamente o canto da Ave Maria
09/05/2021 06:08 em LEOPOLDINA

 

Momento do Ângelus acontece às 18h00.

Os alto-falantes instalados na torre da Catedral de São Sebastião, sede episcopal da Diocese de Leopoldina, voltaram a transmitir diariamente, no horário das 18h00, o canto da Ave Maria, uma tradição que marcou gerações e que há algum tempo não era realizada no município.

Os mais jovens podem ter se surpreendido ao ouvirem a emocionante música ecoando nos últimos dias na cidade a partir da torre da Catedral, uma construção de 50 metros de altura. Graças à posição geográfica privilegiada onde foi erguida, a Catedral de São Sebastião projeta os sons dos sinos ou de seus alto-falantes em todas as direções.

Foto: Diocese de Leopoldina

Ao Jornal O Vigilante Online o Bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo dos Santos, falou sobre a volta do canto da Ave Maria através do sistema de som da Catedral.

“O momento da Ave Maria é um convite diário para a interiorização, além de ser uma tradição de toda nossa região. Parabenizamos o Cura de nossa catedral pela sensibilidade de despertar o transcendente no coração das pessoas e promover a visibilidade de nossa fé em um tempo marcado por tantas dificuldades”, declarou o Bispo.

O pároco da Paróquia Catedral de São Sebastião, Padre Wallace Andrade Teixeira (foto abaixo), conta que ao chegar na paróquia, uma das primeiras coisas que viu era que tínhamos o sistema todo disponível para tocar o momento do Ângelus e que somente precisava de uma pequena manutenção.

Foto: Diocese de Leopoldina

“Imediatamente fui atrás e colocamos pra funcionar. Ouvi dizer que antigamente tocava-se também as 6h, porém, muitos devido sua rotina de trabalho solicitaram que retirassem ao menos o da manhã”, esclareceu o Padre.

A Hora do Ângelus ou Toque das Ave-Marias ou Hora das Ave-Marias, que corresponde às 6h00, 12h00 ou 18h00, relembra aos católicos, mediante meditação e orações, o momento da Anunciação – feita pelo anjo Gabriel à Virgem Maria – da concepção de Jesus Cristo e de seu sim ao pedido de Deus.

Padre Wallace acrescentou em seu depoimento ao Jornal O Vigilante, que excepcionalmente, no dia do aniversário de Leopoldina, também foram tocados o hino da cidade e os parabéns, como homenagem a todo povo leopoldinense e sua belíssima história.

Foto: O Vigilante Online

O sacerdote revelou que, à certa vez, foi abordado no centro da cidade, por um irmão evangélico e que lhe parabenizou por ter voltado com este gesto. “E fiquei imensamente feliz por ele ter recebido o retorno desta atividade além de uma manifestação de fé, mas também como algo cultural que deve ser preservado”, destacou.

Sobre este fato, Padre Wallace considera que isso testemunha um espírito de abertura e a capacidade das religiões evangelizarem uma sociedade cada vez mais secularizada. “Além disso, manifesta, através dos laços fraternos estabelecidos entre nós, e que o diálogo entre os fiéis de várias religiões é uma condição necessária para a paz no mundo.”

Fonte: Jornal O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!