Maio foi o mês com maior contaminação em Leopoldina durante a pandemia
01/06/2021 20:16 em LEOPOLDINA

 

A cidade de Leopoldina fechou o mês de maio com dados alarmantes para Covid-19. Durante todo o mês, foram registrados cerca de 912 novos casos de Covid-19 e 14 novos óbitos.

No dia primeiro de maio a cidade tinha cerca de 90 óbitos e 3.474 casos confirmados de Covid-19, tendo a taxa de mortalidade de 2,59% dos casos. Ao fechar o mês, os óbitos foram a 104 e o tal de casos confirmados chegaram a 4.386, um aumento de 912, tornando o pior mês em número de casos durante a pandemia. Ao findar o mês de maio, a taxa de mortalidade por Covid-19 caiu para 2,37%, número que reflete o expressivo número de contaminados em toda cidade em relação ao de mortos.

 

Outro número que chama a atenção é o de suspeitos, que fechou em 345 casos conhecidos pela Secretaria Municipal de Leopoldina, enquanto outros 460 casos confirmados estão em isolamento domiciliar. Ambos dados somam 805 casos potenciais de contaminação quando não cumprem as exigências do isolamento social podendo elevar esses número a milhares de casos em pouquíssimo tempo. A maior contaminação pode gerar um colapso na saúde local e regional.

Por outro lado, a recuperação da Covid-19 é bem significativa. No entanto, os números já foram superiores a 95%. O mês de maior fechou com índice de recuperados em 86,45% índice que preocupa diante dos recorrentes casos de mortes que aumentaram em 14 novos casos na cidade, aumento de 15,55%.

Os dados retirados das publicações diárias da Secretaria Municipal de Leopoldina leva a observar que as reclamações de uma testagem baixa diariamente pode ser um dos fatores principais para o aumento de casos na cidade. Nas últimas semanas, chegaram dezenas de relatos ao blo Leopoldina News que muitos pacientes foram ao Centro Covid-19 para realizar o teste e não puderam fazê-lo, pois a quantidade diária já havia sido extrapolada. Segundo alguns pacientes, os relatos apontam que são realizados apenas 30 testes por dia.

Outro fator que é muito significativo vem dos números elevados de pessoas com Covid-19 que não estão cumprindo o isolamento. Como observados acima, os casos confirmados são de 460, no entanto, esse número pode ser superior a 805 casos informados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Notoriamente a ausência de fiscalização sobre os pacientes infectados, ausência de políticas públicas para o combate eficaz contra o Coronavírus e também as aglomerações irresponsáveis tem elevado os dados diariamente. O mês de maio chegou a registrar os dois maiores dados de Covid-19 durante toda pandemia. Foram 95 casos no dia 24 e 82 novos casos no dia 31. A média de casos diários do mês de abril, que foi de 7,7 casos.

Apesar de todos esforços por parte de comerciantes e instituições diversas, a cidade caminha para um novo "lockdown" total ou parcial nos próximos dias. No entanto, estas medidas quando tomadas sem o uso de ferramentas corretas não produziram efeitos positivos em outras localidades, e inclusive em Leopoldina  no primeiro momento da pandemia em 2020 e já em 2021.

A necessidade de testagem em massa, tratamento precoce dos casos evitaria danos posteriores à população e de um colapso na saúde pública.

Fonte: Leopoldina News

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!