Leopoldina registra 905 casos prováveis de Dengue, 77 de Chikungunya e 02 de Zika
22/06/2021 14:27 em LEOPOLDINA

 

Conforme o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, publicado no dia 15 de junho, há 14.069 casos confirmados das três doenças durante o ano em Minas Gerais.

 
 
 

Minas Gerais registrou 22.129 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 10.202 casos foram confirmados para a doença.

 
 
 

Foi confirmado 3 óbitos por dengue em Minas Gerais até o momento.

 
 
 

Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados 5.081 casos prováveis da doença e, desse total, 3.850 casos foram confirmados. Foi confirmado 1 óbito por chikungunya em Minas Gerais até o momento.

 
 
 

Já em relação à Zika, foram registrados 94 casos prováveis e, desse total, 17 confirmados. Não foram confirmados óbitos por zika em Minas Gerais até o momento.

 
 
 

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG (atualizado em 15/06/2021).

 
 
 

Dengue

 
 
 

No Brasil, a dengue foi identificada pela primeira vez em 1986. A principal forma de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão de sangue. A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

 
 
 

Chikungunya

 
 
 

A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

 
 
 

Zika

 

O Zika foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

 

Fonte: Zona da Mata Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!