Prefeitura libera shows, teatros, congressos e outros eventos em Belo Horizonte
Publicado em 01/07/2021 14:45
REGIÃO

 

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quinta-feira (1º), que vai liberar eventos na cidade. A decisão foi justificada pela redução nos indicadores da Covid-19, que ganhou força com a vacinação.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, o índice de transmissão por infectado, RT, está em 0,89. A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva está em 65,1% e de enfermaria em 49,1%.

Quanto à vacinação, Belo Horizonte tem 1.094.693 pessoas vacinadas com a primeira dose, ou seja, 53,7% do público-alvo. Com a segunda dose, são 423.096 pessoas, o que corresponde a 20,8%.

 

“Estes números explicam porque estes índices, taxas de ocupação estão caindo desta forma tão importante e que nos alegra. Por causa desta queda, o Comitê decidiu pela liberação de eventos”, disse o secretário de Saúde.

 

Serão liberados eventos, teatros, eventos sócio-culturais, de frequência esporádica, com protocolo que será detalhado posteriormente no portal da prefeitura. A publicação do decreto com a formalização será no sábado (3).

Shows e teatros serão com público sentado, com limite de 600 pessoas. Se este show ou teatro tiver alimentação ou bebida, terá limite de 400 pessoas.

No caso de cinema, museu e galeria, o funcionamento seguirá as regras do ano passado, com 50% de sua capacidade, obedecendo critérios de metragem quadrada por pessoa.

Feiras e Congressos serão liberados a partir de agosto, com limite de 600 pessoas por evento. Caso haja demanda de evento maior, será analisado tecnicamente.

Eventos sem cunho comercial, como aniversários e casamentos, serão autorizados, com testagem obrigatória.

Além disso, comércio não-essencial vai poder reabrir no domingo. Atualmente, apenas bares e restaurantes estão funcionando.

 

"A pandemia está longe de acabar. A vacinação, espero que permita que a gente tenha proximidade do que a gente achava que era normal antes da pandemia. Mas por enquanto, vamos manter as medidas todas de proteção com muita responsabilidade, para que não tenhamos que parar de novo", reforçou Jackson Machado.
Fonte: G-1 Minas
Comentários
Comentário enviado com sucesso!