Secretaria de Saúde de Leopoldina esclarece que não aplicou vacinas da AstraZeneca vencidas
03/07/2021 06:22 em LEOPOLDINA

 

Esclarecimento foi publicado em sua página oficial na noite desta sexta-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina informou na noite desta sexta-feira, 2 de julho, que o relato sobre vacinas da AstraZeneca com prazo de validade vencidos não ocorreram em Leopoldina. Conforme a SMS, todas as aplicações foram executadas dentro do prazo de validade.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o lote 4120Z005 da vacina Astrazeneca foi recebido no início de fevereiro e tinha data de validade até 14/04/2021. A Secretaria também ressaltou que os profissionais destacados para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, que entre vários itens observados, os lotes são devidamente verificados quanto ao prazo de validade e existe triagem rigorosa nesse processo.

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, através de Nota da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) encaminhada à Redação do jornal O Vigilante Online também esclareceu, através de Nota, a notícia de que cerca de 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas no Brasil.

Nota

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que as vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas e entregues aos municípios mineiros dentro do prazo e com prazo de administração anterior à data de vencimento. A SES-MG realiza um rigoroso protocolo de conferência de todos os imunizantes antes de enviar para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Este processo assegura o controle de temperatura, o acondicionamento das caixas de vacina, bem como a verificação dos prazos de validade. Para além deste processo, em cada remessa de vacina enviada aos municípios, uma nova Nota Informativa é emitida sobre o quantitativo de doses, especificidades, público-alvo e alerta quando o prazo de validade está próximo. A SES-MG orienta que os imunizantes sejam administrados dentro do prazo estabelecido pelo fabricante. Minas Gerais recebeu 3 dos 8 lotes citados pelo jornal Folha de S. Paulo. O lote 4120Z001, com vencimento em 29/3, foi distribuído às URSs em 26/2, 1/3 e 19/3. Já o lote 4120Z005, com vencimento 14/4, teve distribuição para as URSs no dia 12/3. Em 5/4, a SES-MG realizou a última distribuição do lote CTMAV506 que tinha o prazo de validade para 31/5. A SES-MG está em contato com os municípios para conferir se as aplicações foram realizadas fora do prazo e registradas no Vacinômetro e no SI-PNI , além de orientar as medidas que serão tomadas a partir do resultado desta análise.”

Em matéria publicada pelo jornal O Tempo, de Belo Horizonte, a cidade que mais aplicou vacinas com prazo de validade expirado seria Maringá (PR), que vacinou 3.536 pessoas. Na sequência, estão Belém (PA) e São Paulo (SP), com 2.673 e 996, respectivamente.

Em Minas Gerais, teriam sido aplicadas ao todo 2.471 doses vencidas em 253 diferentes municípios. A cidade mineira com mais doses vencidas aplicadas, conforme o levantamento da Folha de S.Paulo, é Belo Horizonte, com 167 doses, seguida de Centralina (143), São Geraldo (136), Governador Valadares (130) e Nepomuceno (100).

Tratam-se de doses dos seguintes lotes, aqui acompanhados de suas respectivas datas de validade: 4120Z001 (29.mar); 4120Z004 (13.abr); 4120Z005 (14.abr); CTMAV501 (30.abr); CTMAV505 (31.mai); CTMAV506 (31.mai); CTMAV520 (31.mai); e 4120Z025 (4.jun).

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) esclareceu através de Nota que “todos os casos sobre aplicação de doses contra a Covid-19 fora do prazo de validade serão investigados, além disso não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados. O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no País, sendo necessárias ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações.”

A Nota menciona ainda que a ação de Estados e Municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira e, por fim, ressalta que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade.

 

Fonte: Jornal O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!