Após a polêmica envolvendo inúmeras prefeitura em todo país sob supostas recebimento e aplicações de vacinas vencidas, a Prefeitura Municipal de Leopoldina emitiu uma nota no final da semana sobre o assunto.
Após surgimento de uma matéria publicada pelo site da Folha UOL, um dos maiores veículos de comunicação do país realizou uma pesquisa sobre lotes e vencimentos de vacinas e que foi replicada pelo blog Leopoldina News mostrando que a cidade Leopoldina aparecia na lista do veículo de imprensa, a Prefeitura de Leopoldina veio a público esclarecer os fatos.
A matéria apontava inúmeros municípios em todo país que haviam recebido e aplicado vacinas de alguns lotes da Astrazeneca que supostamente estavam vencidos.
Após a polêmica na obtenção dos dados no MS, inúmeras prefeituras de todo país começaram a reclamar e emitir pareceres sobre os tais números informados no banco de dados do site do próprio ministério. Em Leopoldina, a matéria apontava que uma única dose havia sido aplicada, levantando suspeitas nos números.
Ainda na sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Leopoldina emitiu uma nota de esclarecimento à população, alegando que "não ocorreram a aplicação de vacinas vencidas em Leopoldina".
Ainda na nota, a Prefeitura informou que "Todas as aplicações foram executadas dentro do prazo de validade," e que "O lote 4120Z005 da vacina Astrazeneca foi recebido no início de fevereiro e tinha data de validade até 14/04/2021".
A Prefeitura também enfatizou a capacidade dos profissionais em relação às regras de aplicação de vacinas, afirmando que "Ressaltamos que os profissionais destacados para aplicação das vacinas, adotam as boas práticas de vacinação, que entre vários itens observados, os lotes são devidamente verificados quanto ao prazo de validade e existe triagem rigorosa nesse processo".
Fonte: Leopoldina News com informações da Prefeitura Municipal de Leopoldina