Paróquia da Catedral de Leopoldina, se preparam para celebrar a Festa de São Sebastião.
13/01/2017 06:12 em LEOPOLDINA

 

Com grande alegria, a Paróquia da Catedral e a cidade de Leopoldina, se preparam para celebrar a Festa de São Sebastião, nosso padroeiro e protetor. 

Todos os anos, no dia 20 de janeiro, data em que comemoramos São Sebastião, renovamos com grande fervor, nossos votos de sermos preservados das mais variadas formas de calamidades, através da poderosa intercessão de nosso excelso protetor.

São Sebastião, sendo um dos santos mais queridos pelo povo brasileiro, é invocado para proteção contra as doenças e todos os males que afligem tanto o corpo como a alma. Seu singular exemplo de fidelidade a Jesus Cristo, levado à radicalidade do martírio, é inspiração de vida cristã para todos aqueles que o têm como patrono.

E, para nos prepararmos mais adequadamente para celebrarmos o seu dia, estamos celebrando o novenário no período de 11 a 19/01, às 19h00, na Catedral, com a participação de seus devotos, assim como, dos membros que compõem as pastorais e movimentos das quatro paróquias da cidade.

São Sebastião é padroeiro da Paróquia da Catedral e, também, de Leopoldina. Por isso, na programação da novena, procuramos envolver os mais variados segmentos de nossa sociedade leopoldinense, convidando para cada dia do novenário, um grupo específico para participar.

Neste ano de 2017, o dia 20 de janeiro cairá numa sexta-feira, feriado prolongado. Portanto, é bom lembrar que este feriado só terá sentido para nós, católicos, se aproveitarmos este dia sem trabalho, para participarmos dos festejos em honra ao santo o que, certamente, é o propósito original para a instituição deste feriado municipal.

Com verdadeiro espírito de celebração e confraternização, convidamos a todos, para que venham participar das comemorações em honra ao nosso querido padroeiro, o glorioso mártir São Sebastião.

Que, por intercessão de São Sebastião, Deus abençoe a todos!

Pe. Flávio da Silveira de Souza
Administrador Paroquial

Festa de São Sebastião 2017
Catedral de Leopoldina
Celebrando o Ano Mariano 2017

Programação:
Novena de 11 a 19 de janeiro, às 19h00

Dia 11 de janeiro (Quarta-feira)
Tema: “Sebastião Procura a Verdade”
Responsável pela Liturgia: Apostolado do Terço das Mulheres. Convidados: Secretaria Municipal de Educação e Superintendência de Ensino de Leopoldina.

Dia 12 de janeiro (Quinta-feira)
Tema: “O Batismo de Sebastião”
Responsáveis pela Liturgia: Vicentinos e Irmandade do Santíssimo Sacramento. Convidados: Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Casa de Caridade Leopoldinense e Asilo Santo Antônio.

Dia 13 de janeiro (Sexta-feira)
Tema: “Zelo Missionário de Sebastião”
Responsáveis pela Liturgia: Apostolado da Oração. Convidados: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Leopoldina.

Dia 14 de janeiro (Sábado)
Tema: “Sebastião Confessa: Sou Cristão!”
Responsáveis pela Liturgia: Apostolado da Mãe Rainha e Pastoral Catequética. Convidados: Comerciantes, CDL e Funcionários (as) e Colégio Imaculada Conceição.

Dia 15 de janeiro (Domingo)
Tema: “A Resposta de Sebastião”
Responsáveis pela Liturgia: Pastoral Familiar, Pastoral do Batismo. Convidados: Gráficas de Leopoldina.

Dia 16 de janeiro (Segunda-feira)
Tema: “O Dia do Martírio”
Responsáveis pela Liturgia: Ministros da Sagrada Comunhão. Convidados: LAC, APA, PIF PAF e Confecções.

Dia 17 de janeiro (Terça-feira)
Tema: “Solidário com Sebastião”
Responsáveis pela Liturgia: Pastoral das Exéquias e Pastoral da Saúde. Convidados: Conselho Municipal dos Direitos e Associação dos Aposentados.

Dia 18 de janeiro (Quarta-feira)
Tema: “A Coragem Profética de Sebastião”
Responsáveis pela Liturgia: Juventude, Grupo de Oração ‘Mulheres de Fé’. Convidados: Motoristas, Caminhoneiros e Motociclistas.

Dia 19 de janeiro (Quinta-feira)
Tema: “São Sebastião na Glória do Céu”
Responsáveis pela Liturgia: Movimento de Cursilho de Cristandade. Convidados: OAB, Prefeitura Municipal de Leopoldina, Câmara Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público.

Festa de São Sebastião 2017
Dia 20 de janeiro

07h00 – Missa na Catedral
Convidados: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e SAMU.

08h30 – Procissão com a participação de cavaleiros, ciclistas, motoristas, saindo da Catedral, com a imagem de São Sebastião conduzida pela Corporação da Polícia Rodoviária para o Parque de Exposições.

10h00 – Santa Missa no Parque de Exposições, presidida pelo Sr. Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento. Após, bênção de animais e do sal.

11h30 – Leilão de animais e pequenas prendas.

11h30 até 14h00 – Almoço no Salão de Festas do Parque de Exposições (ingressos antecipados na Catedral e com os Ministros Extraordinários da Eucaristia).

14h00 – Concurso de Marcha no Parque de Exposições.

18h30 – Procissão saindo do Parque de Exposições em direção à Catedral.

19h00 – Missa de Encerramento na Catedral.

Oração a São Sebastião

Ó nosso mártir da fé e seguidor do Senhor Jesus, Caminho, Verdade e Vida. Com o Cristo Redentor, abençoai nossa cidade e ajudai-nos na evangelização ao encontro do povo de Deus, sedento de paz, justiça, ética, fraternidade e vida em abundância.

Ó missionário defensor da santa Igreja Católica Apostólica Romana, defendei-nos dos assaltos, protegei nossa casa, livrai-nos das doenças contagiosas do corpo e da alma. Ajudai nosso clero, daí força e coragem para os pescadores, lavradores, pecuaristas, sitiantes, fazendeiros, feirantes, funcionários públicos, radialistas, jornalistas e todos os trabalhadores.

Amparai os menores de rua, livrai-nos das chacinas, das drogas, dos assaltos da violência e dos falsos deuses. Protegei-nos e desviai-nos das flechas da sedução, do consumismo, da idolatria, do poder, do desânimo, das doenças contagiosas e atendei-nos nesse pedido (…)

Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Amém.

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!