Projeto de Lei estabelece o dia 17 de maio para celebração do imigrante italiano, em reconhecimento ao valor histórico da herança cultural e arquitetônica deixada no município.
Com o objetivo de reconhecer a importante contribuição dos imigrantes italianos na história de Leopoldina, o Poder Executivo encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 36/2021 que “Institui o Dia Municipal do Imigrante Italiano”.
O PL, em seu Artigo 1º, estabelece o dia 17 de maio para as comemorações anuais em todo o Município de Leopoldina. A data escolhida, que será incluída no calendário oficial de eventos, tem a finalidade de homenagear os imigrantes italianos, mas não será considerado feriado se recair em dia útil.
O texto-base autoriza também o Poder Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Cultura, organizar, na referida data comemorativa, eventos para promover o fomento às tradições e cultura do povo italiano.
Na justificativa que acompanha o projeto, o Poder Executivo salientou que o marco inicial da inserção do povo italiano em terras leopoldinenses ocorreu em 17 de maio de 1882 e que a proposta de lei tem o objetivo de manifestar justo reconhecimento ao povo que deixou indelével marca na história de Leopoldina.
Após análise das comissões permanentes do Legislativo e discussões em plenário, a votação definitiva do Projeto de Lei nº 36/2021 ocorreu na sessão ordinária, realizada no dia 15 de junho de 2021, sendo registrada aprovação por unanimidade.
Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina, com Arnaldo Spíndola