Até o final de agosto, é possível contemplar a beleza dos ipês rosa, amarelos e brancos.
A florada dos ipês começou e com ela as flores coloridas que embelezam a paisagem de Leopoldina trazem encanto e cor para a cidade. Todos os anos, a partir do final do mês de maio até meados de setembro, os ipês mostram toda sua beleza e colorem o cenário em pleno inverno.
Os ipês-rosa são os primeiros a florescerem e embelezam as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Os dois oferecem cerca de cinco dias de florada para o observador.
Durante a pandemia do novo coronavírus, as árvores não recebem em seus caules tantos admiradores como antes, mas alguns, mesmo no cenário de isolamento social, conseguem aproveitar a vista das flores características da árvore.
Reconhecida pela excelente qualidade da madeira, a árvore é encontrada em todo o Brasil e se divide basicamente em dois tipos: a do Cerrado e a da Mata.
Desde junho, a florada dos ipês-rosa transforma as paisagens no campo e nos centros urbanos. Até o final de agosto ainda há muito espetáculo para ver com a floração dos ipês-rosa, amarelo e branco.