Presidente da Federação Mineira de Vôlei visita Leopoldina
31/07/2021 06:04 em LEOPOLDINA

 

Nesta quinta e sexta, Tomas Mendes participou de vários compromissos na cidade, incluindo reuniões com o Prefeito e Secretário Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo.

Leopoldina recebeu a visita do Presidente da Federação Mineira de Vôlei (FMVôlei), Tomas Mendes, que chegou à cidade nesta quinta-feira (29), onde cumpre agenda de compromissos até esta sexta-feira.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Leopoldina (PML), a visita tem como objetivo tratar de uma parceria entre a Federação Mineira de Vôlei e a PML para o desenvolvimento de ações socioeducativas no município através do vôlei.

Juntamente à Tomas Mendes na delegação estavam o Assessor da Federação Mineira de Vôlei na Zona da Mata, Roberto Elias e o Coordenador Técnico daquela Federação, Robson Fonseca.

Convidado para visitar o município pelo leopoldinense José Eduardo Junqueira Ferraz, advogado e cronista esportivo, o presidente da Federação Mineira de Vôlei foi recepcionado pelo Secretário Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo de Leopoldina, Victor Guilherme Pereira Fernandes, no começo da tarde de quinta-feira, na sede da Secretaria, o Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, na Praça Félix Martins, onde visitou o Memorial do Esporte, que conta a história do esporte em Leopoldina.

Tomas Mendes

Ainda no Centro Cultural, Tomas Mendes conversou com a Reportagem do Jornal O Vigilante Online, ocasião em que externou sua alegria por estar em Leopoldina trazendo essa retomada do voleibol em Minas Gerais. “Depois de tudo que nós passamos, que possamos fazer um calendário, um planejamento de retomada. Esse é o nosso objetivo, o motivo da nossa visita, juntamente com a Prefeitura de Leopoldina e Secretaria Municipal de Esportes. Que possamos planejar, mostrar como a retomada vai ser importante como oportunidade para esses jovens que tanto precisam”, explicou.

O presidente da FMVôlei também agradeceu a todo apoio do José Eduardo Junqueira Ferraz: “Ele está abrindo essa porta para que a gente possa trazer e mostrar o quanto a Federação é importante”, afirmou. Ao agradecer pelo apoio do Secretário Victor Guilherme, Tomas Mendes comentou que o secretário sempre se colocou à disposição dos seus projetos. “Então, chegou a hora. Agora, pós pandemia, que a gente tenha uma retomada e que a gente consiga realmente fazer um trabalho em parceria e mostrar a força do voleibol também na cidade de Leopoldina”, conclamou o presidente da Federação.

Entrando em seu segundo mandato como presidente da FMVôlei, Tomas Mendes, que é natural de Belo Horizonte, esclarece que tem o objetivo de fortalecer a Zona da Mata e esse fortalecimento passa muito por todo esse trabalho. “A gente tem sim, outras regiões que fazem trabalhos de assessoria e que são regionais fortes, e agora o nosso maior objetivo é a Zona da Mata”, assegurou.

A Reportagem também perguntou qual a impressão que o presidente da FMVôlei teve de Leopoldina, ao que ele respondeu ter gostado muito da cidade. Sobre o Memorial do Esporte, Mendes manifestou considerar importante valorizar a história do esporte e agradecer as pessoas que construíram essa história. “A cidade está muito bem administrada, fiquei muito feliz”, elogiou.

Tomas Mendes agradeceu pela receptividade de todos. “A gente fica muito feliz quando tem toda essa parceria da prefeitura, essa porta aberta, isso é muito legal e com certeza vamos trabalhar para que essa parceria dure muitos anos.”

Victor Guilherme

Para o Secretário Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Victor Guilherme, “ficamos orgulhosos de conseguir dar algum protagonismo ao esporte de Leopoldina, que sempre teve valores do esporte, sempre teve talento, sempre foi exportadora de talentos. Nunca deixou de ser, na verdade. A gente continua formando craques todo santo dia, mas falta uma gestão profissional para o esporte e é isso que a gente está buscando”, enfatizou.

Victor informou da formação de um Conselho do Esporte muito atuante e falou do apoio profissional para a questão do tratamento de ICMS Esportivo. “Estamos obtendo bastante resultados com isso”, avaliou.

Indagado pelo Jornal O Vigilante Online a respeito do significado daquela visita, o Secretário declarou: “Receber a Federação Mineira de Vôlei em Leopoldina significa um passo muito importante no caminho de democratização do acesso ao esporte. É isso que a gente mais gostaria de fazer. Levar o esporte até onde ele não está chegando. Nós temos distritos muito carentes. Uma preocupação muito grande que tenho refere-se às crianças dos distritos, que estão muito desamparadas em termos de atividades construtivas para a sua formação enquanto cidadãos”, ponderou Vitor Guilherme. “Acho que alguns projetos que a gente deveria desenvolver junto a Federação seria no intuito de formação mesmo, e também de trazer profissionalização para técnicos, árbitros, formar uma estrutura de qualificação humana capaz de desenvolver o esporte em Leopoldina”, argumentou.

De acordo com o Secretário Municipal, logo depois daquele encontro no Centro Cultural o grupo faria algumas visitas, inclusive a algumas áreas da cidade que podem acolher eventos de voleibol. Segundo ele, são locais que estão precisando de apoio para reformas, atualização de suas estruturas. “Mas nós temos também estruturas privadas muito interessantes que também podem num primeiro momento receber, ainda que de forma insipiente, campeonatos de menor envergadura ou etapas de campeonatos, para podermos dar o primeiro passo junto com o vôleibol aqui em Leopoldina. Nesta sexta, teremos uma agenda com o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que receberá o presidente da Federação e sua delegação para que possamos juntos firmar e desenvolver uma parceria”, finalizou.

José Eduardo Junqueira Ferraz

Entrevistado pela Reportagem, o leopoldinense José Eduardo Junqueira Ferraz, renomado advogado e uma das revelações da crônica esportiva brasileira, agradeceu ao Presidente da FMVôlei pela gentileza de atender ao seu convite para conhecer Leopoldina e região. Entusiasta do Esporte, José Eduardo disse acreditar que o esporte traz múltiplas vantagens em termos de desenvolvimento de uma comunidade, seja pela prática direta do esporte, como instrumento de lazer, de fomento à saúde, de desenvolvimento de belos valores para as crianças (disciplina, respeito ao adversário, assimilarem os valores da vitória e da derrota), então você molda a personalidade desde a primeira fase da sua vida com valores que vão talhar a sua personalidade para o futuro. O esporte tem uma ferramenta muito importante do ponto de vista do desenvolvimento da personalidade do ser humano em si. Eu acho que a nossa região é muito carente, ficou muito fora de atividades esportivas, de fomento ao esporte, que existem em outras regiões de Minas Gerais. A ideia é tentar contribuir para que a nossa região volte para o cenário esportivo mineiro, cenário esportivo nacional, e a gente só vai conseguir fazer isso no momento que as nossas portas voltarem a abrir para grandes figuras do campo diretivo, do campo esportivo propriamente dito, que venham nos reinserir no cenário nacional”, declarou José Eduardo.

Roberto Elias

Outro entrevistado, Roberto Elias, Assessor da Federação Mineira de Vôlei na Zona da Mata, considera muito importante a visita do presidente da Federação, Tomas Mendes, em nossa região. “Isso mostra o empenho da Federação em desenvolver o voleibol em todo o estado. A partir dessa organização, setorizando o estado em algumas assessorias (a nossa é a da Zona da Mata), e que há algum tempo não tem um trabalho acontecendo de forma organizada e que agora está retomando. Essa nossa visita tem muito desse objetivo de fomentar de novo, um momento especial, uma vez que estamos começando a nos recuperar de uma questão sanitária muito agressiva, muito inesperada até. Nós tivemos interrupção das nossas atividades de uma maneira geral, e o esporte inclusive. Agora que a gente vislumbra um momento um pouco melhor estamos com esse objetivo de fomentar de novo, principalmente nos jovens, a prática de um esporte muito importante para o Brasil que é o vôleibol de quadra e o vôlei de praia, esportes olímpicos que sempre nos trouxeram muitas medalhas, muitas alegrias, tanto olímpicas quanto em campeonatos mundiais. Acreditamos no potencial atlético da nossa região, que já revelou muitos atletas importantes no vôleibol”, afirmou Roberto Elias.

Fonte: Jornal O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!