Moradores de Congonhas enfrentam nuvem de poeira emitida por mineradoras
03/08/2021 05:17 em REGIÃO

 

Moradores de Congonhas relatam que uma nuvem de poeira marrom tomou conta do céu do município na última semana. Apesar de estarem habituados ao pó que costuma se espalhar pela cidade, a população se assustou com a tempestade de poeira que atingiu o município na última quarta-feira (28).

Neste dia, boa parte das estações de monitoramento da qualidade do ar detectaram concentrações altas de partículas inaláveis na região, indicando que a qualidade do ar atingiu nível crítico. A legislação ambiental do município proíbe a emissão de poeira visível no ar.

A prefeitura enviou comunicado à Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), relatando que essas emissões podem causar problemas de saúde, como tosse, cansaço, ardor nos olhos e garganta. Os efeitos podem ser ainda mais severos em crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

 

Os moradores de Congonhas convivem há décadas com a poeira levantada pelas mineradoras, nas serras que cercam o município. Com a chegada do tempo seco, a nuvem de poeira é mais um desafio para a população, que precisa cuidar da saúde dos pulmões em meio à pandemia.

Os moradores relatam que o uso de máscaras não é novidade na cidade. De acordo com o diretor da União de Associações Comunitárias de Congonhas, Sandoval de Souza Filho, as pessoas adotaram o uso da proteção há mais de 10 anos. “Quando a máscara chegou aqui para o coronavírus, nós já estávamos falando de máscara pra poeira aqui há muitos anos atrás”, conta.

O promotor de justiça de Congonhas, Vinícius Alcântara Galvão afirma que o Ministério Público cobra da Prefeitura e da FEAM a fiscalização das mineradoras.

 

"Nós temos que buscar exigir uma melhora na qualidade do ar em Congonhas. Esse é um direito da população, e um dever das empresas. As empresas que fazem as suas atividades têm o dever e a responsabilidade de não produzirem poluição, ou de não produzirem uma quantidade de partículas no ar que causem riscos à saúde da população local”, destaca o promotor.

 

 

A prefeitura informou que está ciente das emissões da última semana, e afirma que já notificou as mineradoras CSN e Vale. Entre as medidas solicitadas às empresas estão o aumento da limpeza das vias, o plantio de vegetação nas encostas e a aplicação de mais produtos para controlar a dispersão da poeira.

 

A Vale afirmou que não identificou nenhuma anormalidade nas operações em Congonhas nos últimos dias, e que os controles de redução de poeira estão funcionando normalmente.

Já a CSN disse que reforçou as medidas de controle das partículas devido à seca e aos ventos, comuns nessa época do ano, e acrescenta que vem plantando novas árvores em algumas áreas para diminuir a poeira.

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) diz que fiscaliza anualmente os planos das mineradoras para diminuir a poluição em Congonhas, e vai notificar as empresas para que intensifiquem as ações de combate à poeira.

 

Fonte: G-1 Minas

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!