Dois casos de Covid interditam escola em distrito de Leopoldina
12/08/2021 05:36 em REGIÃO

 

Exames foram confirmados na segunda-feira e a interdição foi determinada pela Vigilância Sanitária Municipal pelo período de 14 dias

A Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros, no distrito leopoldinense de Providência, foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal de Leopoldina, após duas funcionárias daquele estabelecimento de ensino terem exames confirmados para Covid-19.

Em contato com a Superintendência Regional de Educação de Leopoldina, a diretora da SRE, Ana Paula de Moura Ferreira Dias, informou ao Jornal O Vigilante Online que dois casos de Covid foram confirmados e uma terceira pessoa teve o resultado do exame negativo para a doença.

“São duas servidoras especialistas da educação que atuam na E. E. Marco Aurélio Monteiro de Barros, que trabalham em turnos distintos, mas na semana anterior elas estiveram juntas por ocasião da semana do acolhimento e do planejamento”, esclareceu Ana Paula.

Na segunda (9) a SRE já sabia dos dois casos e estava ciente da possibilidade do fechamento da escola pela Vigilância Sanitária.

A diretora da Regional de Educação explicou que a Vigilância Sanitária do Município de Leopoldina determinou o fechamento da escola por 14 dias como precaução, atendendo as medidas sanitárias necessárias.

Ainda segundo a diretora da Superintendência, a escola recebeu ofício da Vigilância Sanitária com data de 10 de agosto informando sobre as constatações dos dois casos naquela escola. “No mesmo ofício a Vigilância Sanitária Municipal também fez algumas importantes observações”, acrescentou Ana Paula, mencionando as recomendações feitas pelo Setor, uma delas de que a escola teria que ficar fechada por 14 dias. Outra recomendação mencionava a necessidade de se fazer a sanitização, limpeza e desinfecção da superfície, além de solicitar a relação nominal dos servidores que atuam na escola, juntamente com seus respectivos endereços e contatos telefônicos.

“A lista com as informações solicitadas seria encaminhada pela escola para a Vigilância Sanitária. A diretora do estabelecimento, Márcia Souza Lopes, estava providenciando essa lista, cujo objetivo é permitir que a Vigilância Sanitária possa acompanhar se sintomas da Covid serão apresentados por essas pessoas”, disse Ana Paula à Reportagem do Jornal.

Em âmbito regional, dentre os municípios que integram a Gerência Regional de Educação, apenas Leopoldina retornou às aulas. “Os outros municípios ainda têm os Decretos Municipais restringindo a abertura das escolas. Nesses municípios os Decretos já fazem a previsão do retorno às aulas, por exemplo, em Cataguases no dia 8 de setembro e Além Paraíba dia 13 de setembro”, relatou a diretora da SRE, destacando que essas datas podem mudar a qualquer momento.

Em relação aos outros servidores da escola, Ana Paula enfatizou que compete à Secretaria Municipal de Saúde o acompanhamento de todos os casos, de acordo com o Protocolo Sanitário da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A diretora da Regional de Educação de Leopoldina ainda frisou que no estado, com a volta às aulas, foi criado um sistema chamado “Monitora Covid”. “Todos os gestores escolares têm acesso a ele e são orientados diariamente a acessarem esse sistema e informarem se houve algum caso confirmado ou suspeito, tanto de profissionais quanto de estudantes, para que as Secretarias de Educação e Saúde do Estado acompanhem os casos e analisem para ver se está ocorrendo algum retrocesso, algum surto, para que sejam tomadas medidas o mais rápido possível”, justificou.

A Redação também entrou em contato com a Vigilância Sanitária Municipal de Leopoldina, que atuou no caso. A Reportagem apurou junto ao Setor que quando 2 ou mais funcionários são confirmados com a Covid-19 a situação é considerada surto.

A Interdição da Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros pelo período de 14 dias passou a contar a partir da última segunda-feira, dia 9, quando os casos foram confirmados, e vai até o próximo dia 23 de agosto.

Fonte: Jornal O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!