Kalil diz que Atlético não fez 'o combinado' e promete barrar torcida nos estádios se houver aglomeração: 'Desaforo'
19/08/2021 14:36 em REGIÃO

 

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), disse, em entrevista exclusiva ao Bom Dia Minas, nesta quinta-feira (19), que se desesperou com as cenas de aglomeração de torcedores no entorno do Mineirão, na noite de quarta-feira (18).

As imagens foram feitas antes da partida entre Atlético-MG e River Plate, pela Copa Libertadores, que terminou com a vitória dos mineiros sobre os argentinos por 3 a 0. Segundo Kalil, o evento "não passou no teste" e não vai se repetir no mesmo molde (veja mais abaixo vídeo com a íntegra da entrevista do prefeito Kalil).

 

"Do jeito que está não vai ter, não. Isso foi um acerto entre o Mineirão e o Atlético. Primeiro, foi bom o resultado, todo mundo sabe, nunca escondi meu coração atleticano para ninguém, mas quando eu vi aquela cena no Mineirão eu desesperei. Ontem mesmo entrei em contato com o secretário de Saúde (Jackson Machado)", afirmou.
O prefeito da capital mineira também falou sobre a possibilidade de "voltar atrás" depois de ver as aglomerações..
"Quem pode colaborar não colabora. Não foi isso que foi combinado. Eu vi torcida organizada lá que, pelo preço do ingresso, não poderia estar lá, e eu não tenho o menor receio de voltar tudo para trás. Estão enganados quem acha que 'é o Atlético, ele não vai fazer'. Não vai fazer, uma ova. Fizeram um desaforo e um desrespeito ao prefeito de Belo Horizonte", disse.

Segundo Kalil, a prefeitura vai chamar o Cruzeiro, que vai estrear no Mineirão com torcida nesta sexta-feira (20) contra o Confiança, para que os problemas não se repitam.

"Se foi evento teste como disseram, não passou no teste, não vai acontecer de novo se for nesse molde. O que me entristeceu diante da minha alegria toda de ontem foram aquelas cenas horrorosas, irresponsáveis. O prefeito faz parte da irresponsabilidade, não estou jogando no colo de ninguém, porque o prefeito burro é que aceitou que eles iam cumprir o compromisso que eles tinham com a prefeitura", finalizou.

 

Reunião com clubes

 

Em nota, a Prefeitura de BH informou que Kalil convocou Atlético, Cruzeiro e Mineirão para uma reunião para tratar sobre a distribuição da torcida na arquibancada, que não seguiu os protocolos definidos pela Prefeitura de Belo Horizonte.

O Executivo lembrou que uma portaria municipal determina que os assentos devem estar localizados em ambientes abertos, e é obrigatório o distanciamento de um assento lateral e um assento frontal entre pessoas de grupos diferentes.

Além disso, a portaria estabelece que “deve-se impedir a entrada de pessoas sem máscaras ou que estejam utilizando-a de forma inadequada". Este controle, assim como a checagem dos testes negativos de Covid-19, são de responsabilidade dos organizadores, segundo a prefeitura.

 

"As irregularidades observadas deverão ser sanadas de acordo com a legislação e, caso contrário, os responsáveis pelo evento responderão", diz a nota.

 

Ainda de acordo com o Executivo, a Guarda Municipal, as equipes de fiscalização e de vigilância sanitária e a Polícia Militar atuaram em conjunto "para garantir o cumprimento das medidas de distanciamento e o uso de máscaras pelas pessoas na entrada e em todo o entorno do Mineirão".

"Foram realizadas abordagens de orientação voltadas para a dispersão de aglomerações, bem como para conscientizar os torcedores com relação à importância do papel de cada um no respeito às regras sanitárias definidas para o retorno das torcidas ao estádio", conclui a nota.

 

O que diz a Minas Arena

 

A Minas Arena, que administra o Mineirão, enviou nota dizendo que "diversas medidas de segurança consistentes internas foram adotadas". Leia na íntegra:

"Compreendendo os desafios, o Mineirão se comprometeu a realizar o primeiro jogo visando uma retomada segura e que garantisse o bem-estar de todos. Oferecendo a melhor estrutura possível, a organização do estádio se preparou para uma operação complexa do jogo realizado em 18 de agosto, entre entre Atlético e River Plate, que reuniu diversas iniciativas pautadas em prevenção, educação e segurança, em prol de um comportamento adequado à situação de pandemia no país.

Diante disso e respeitando os protocolos, diversas medidas de segurança consistentes internas foram adotadas. Além de o efetivo padrão empregado em uma partida desse porte, o Mineirão contou com brigadistas, orientadores de público e enfermeiros formando dezessete equipes multidisciplinares de ronda no estádio. O estádio foi equipado com QR Code e peças de sinalização para orientação dos protocolos de segurança, uso de máscara e higiene, instalação de 450 novos dispensers de álcool gel, bem como a obrigatoriedade de apresentação do resultado impresso e negativo dos testes para diagnóstico da covid-19, realizados até 72 horas antes da partida.

A retomada segura depende de todos. Vale reiterar que o Mineirão observou torcedores que deram exemplo e seguiram as recomendações. Para o próximo jogo, o Mineirão estuda implementar ainda mais melhorias e espera, por parte do torcedor, que comportamentos negativos deste primeiro jogo teste sirvam de aprendizado para todos.

Uma amostragem de torcedores, recomendada por infectologistas, será testada após um possível período de incubação para que esses dados possam contribuir com os estudos vigentes de transmissibilidade do vírus.

Números da retomada:

 

Para a partida da última quarta-feira, o Mineirão contou com 17.971 assentos disponíveis, +400 dispensers de álcool em gel, +2000 peças de sinalização, 1350 QR Code informativos, 17 equipes de orientadores multidisciplinares, 80 spots na Rádio Esplanada, 60 inserções educativas no telão, 124 catracas, 411 seguranças, 6 médicos, 14 enfermeiros, 5 ambulâncias, 61 Orientadores de Público e 54 Brigadistas."

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!